A cidade da Campanha acolhe com prestigio e honra os restos mortais do bem feitor Irmão Paulo – Émilien Lamothe, em 29 de outubro de 2023.
Irmão Paulo cultivou em sua vida as virtudes do Coração de Jesus, dedicando sua missão em educar as crianças e jovens, com olhar atento as necessidades do tempo e da realidade onde viveu.
A cidade da Campanha foi o lugar de missão do Irmão Paulo. Ele nasceu em 14 de outubro de 1919 em São Leonardo, na diocese de Nicolet, região central de Quebec, no Canadá.
Muito Jovem, o Canadense Emilien Lamothe ingressa na Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração no dia 29/03/1935.
Em 15/08/1938, consagrado pelos votos, adota o nome de Irmão Paulo, por 10 anos presta serviços à congregação em seu país de origem. Em 21/02/1948 vem para o Brasil, Minas Gerais, cidade da Campanha. Aqui chegando com 28 anos, sua simpatia, fé, amor ao trabalho, dedicação, desprendimento o levam a angariar muitos amigos, sempre prontos a colaborar com ele.
O “Irmão Paulo”, como era conhecido, passou toda a sua vida missionária em Campanha, berço do Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração no Brasil.
Exerce o cargo de professor no Ginásio São João e Colégio Vital Brasil. No magistério, conta sempre com o respeito e apreço de todos.
O dinamismo do Irmão Paulo não pode parar e sua preocupação com a juventude é grande. Em abril de 1962 ele brinda Campanha com a Fanfarra São João, orgulho da comunidade. Hoje, Banda Irmão Paulo, desperta admiração de todos pela perfeita formação, seleto repertório musical, vistosos uniformes, etc. A presença dela é alegria e entusiasmo nas festividades da Campanha.
Irmão Paulo vai além: surpreende-nos criando as Olímpiadas Campanhense. Irmão Paulo feliz, realizado com seus trabalhos em prol da juventude, pois este era seu real objetivo.
Irmão Paulo foi animador da pastoral vocacional, presidente da diretoria da Santa Casa de Campanha, capelão e vigário paroquial, várias vezes superior local e sempre com o olhar voltado para os mais pobres da cidade. Era admirado e amado por todos. Ele foi um grande benfeitor e um grande construtor.
A Câmara Municipal confere-lhe o Título de Cidadão Campanhense. Integra-se, Irmão Paulo, de tal forma à vida Brasileira e Campanhense, que numa prova de desprendimento e civismo naturaliza-se Brasileiro.
Sua grande generosidade e sua santidade como religioso consagrado, Irmão do Sagrado Coração ainda vivem entre nós.
Em 1° de janeiro de 1979 Irmão Paulo, foi ordenado sacerdote por Dom Antônio Afonso de Miranda, na catedral de Santo Antônio da Campanha. Acrescentou um novo serviço à sua vida de Irmão do Sagrado Coração, sempre ao serviço do povo de Deus.
Ele faleceu em 30 de março de 2007 na Santa Casa de Campanha, hospital onde presidiu por muitos anos o conselho administrativo. Assim que foi anunciada sua morte, toda a cidade de Campanha entrou em luto e todos quiseram prestar-lhe uma última homenagem. O corpo do Irmão Paulo foi exposto, no PRONOAMA, no ginásio que leva seu nome e que foi inaugurado e abençoado por ele em 2006.
A sua forma de agir no campo social, especialmente em favor dos mais pobres, testemunhou o seu sofrimento e a sua indignação pelas injustiças sociais cometidas aos pobres. Por isso, sempre foi um defensor dos pobres; ele fez disso sua opção preferencial”.
Somos gratos a todos os cidadãos de Campanha que acolheram com tanto amor o Irmão Paulo. Tenham certeza que este amor foi recíproco. Irmão Paulo escolheu esta cidade para ser a sua terra e este povo para ser a sua família. Por isso, ele retornar a essas terras campanhenses sendo presença que testemunha o amor de Deus. Seus restos mortais aqui deixados querem reavivar toda essa história que envolve muito amor e dedicação.
Nossa gratidão especial a Diocese da Campanha, representada hoje pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz e a catedral de Santo Antônio, dirigida pelo Cônego Bruno César Dias Graciano. Campanha é a nossa casa mãe no Brasil. Desde o início com os Irmãos canadenses e depois, com os brasileiros fomos muito bem acolhidos. Por isso, mantemos estima e profunda gratidão a todos os campanhenses! Neste ano vocacional, rezem pelas vocações a nossa família religiosa para que possamos dar continuidade a história do Instituto dos Irmãos do Sagrado Coração em terras brasileiras.
Irmão Paulo! Todo de Deus! Todo dos irmãos!
Amado Seja o Coração de Jesus!
Amado Seja o Coração de Maria!
Irmãos do Sagrado Coração Província do Brasil
Comunidade da Campanha































