Diocese
da Campanha

/
/
/
Instalação Canônica da Região Pastoral Santo Antônio em Guapé

Instalação Canônica da Região Pastoral Santo Antônio em Guapé

No último sábado, memória do Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria, 08 de junho, aconteceu em Santo Antônio das Posses, distrito de Guapé/MG, a instalação canônica Região Pastoral Santo Antônio de Pádua, que foi desmembrada da Paróquia São Francisco de Assis. A Celebração Eucarística foi presidida por S. Exª. Revmª Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo Diocesano, e concelebrada pelos padres filhos da terra e da forania. Estiveram presentes também dois dos diáconos transitórios, que nos deram a alegria de sua presença e diaconia, bem como alguns seminaristas e os diversos fiéis do território guapeense, os quais, entusiasmados, uniram-se em oração de gratidão e súplica pelos trabalhos que se iniciarão.

A Região Pastoral trata-se de uma circunscrição eclesiástica com autonomia pastoral própria, que se prepara para, em breve, tornar-se uma Paróquia. É o tempo de conhecimento das necessidades espirituais e pastorais do povo, bem como da consolidação das estruturas necessárias para uma Paróquia.  A nova Região Pastoral é composta pelas comunidades: Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio das Posses, onde se estabelece sua sede; Nossa Senhora das Graças, nos Penas; Senhor Bom Jesus, no Pontal; Santa Luzia, no Barreirinho; São José, no Assentamento e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Aparecida do Sul. Situa-se à esquerda da Rodovia AMG 2040, que liga Ilicínea a Guapé, iniciando após o Ribeirão Pedra Vermelha, sendo contornada pelo Lago de Furnas.

Após a leitura do decreto de criação da região pastoral, foi realizada também a leitura da provisão canônica do Pe. Luciano Tadeu de Oliveira, de administrador da Região Pastoral. O sacerdote, após realizar sua profissão de fé e juramento de fidelidade, foi acolhido com júbilo pelas comunidades e manifestou sua disposição e alegria em poder servir aos irmãos e irmãs.

Dom Pedro Cunha Cruz, em sua homilia, manifestou a intenção da criação da Região Pastoral, o que revela o seu zelo e compromisso para com a cura e a salvação das almas. Além disso, deu ênfase na importância da unidade pastoral, que deve superar as diferenças, a fim de que o trabalho de evangelização seja fecundo e a mensagem do Evangelho chegue a todas as pessoas. No final da celebração, Dom Pedro agradeceu ao Pe. Francisco Ramos de Souza, até então pároco destas comunidades, pelo serviço e compromisso pastoral, que trouxe inúmeros frutos para o povo de Deus.

Miguel Soares dos Reis – Seminarista do 2º Ano da Etapa Configurativa

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Nos dias 12 a 14 de julho, aconteceu em Aparecida/SP, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o 8º
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos