/
/
/
Formação Forânea da Pastoral da Comunicação – Forania N. Sra. dos Montes

Formação Forânea da Pastoral da Comunicação – Forania N. Sra. dos Montes

capa No último dia 28 de outubro, no período da manhã, foi realizada na Paróquia São Sebastião de Pedralva formação para os agentes da Pastoral da Comunicação da Forania Nossa Senhora dos Montes.


O encontro iniciou-se às 08h com a acolhida feita pelo Pe. Bruno Leonardo Braga, vigário da Paróquia, que deu as boas-vindas a todos e desejou uma boa formação.
Em seguida, foi servido o café da manhã.

Logo após, o Pe. João Paulo Gonçalves de Carvalho, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, rezou a oração inicial e seguiu ministrando o 1º tema da formação: “A Comunicação na Igreja”.

Pe. João Paulo introduziu o assunto explicando como tudo em nós comunica, desde a voz, a fala até as expressões corporais.

Ressaltou que Jesus, o Verbo encarnado, é o comunicador por excelência.

Desde a manhã da Ressurreição até hoje, a Igreja proclama com alegria que Jesus Ressuscitou!
O anúncio não muda, o que muda são os instrumentos, os meios pelos quais o Reino de Deus é proclamado.
A missão da Pascom é favorecer o encontro verdadeiro do ser humano com o Cristo Ressuscitado.

O Padre destacou o tripé que sustenta a Igreja, que são: a Palavra (Sagrada Escritura), o Magistério (documentos da Igreja) e a Tradição.

Logo, instruiu que todos os agentes também orientem a sua atuação por este tripé, enfatizando alguns documentos: como o Evangelii Galdium, de 2013 (exortação apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual), Inter Mirifica, de 1966 (sobre os meios de comunicação social), Documento 99 da CNBB (Diretório da Comunicação da Igreja), versão atualizada em 2023, dentre outros.

Observou que foi no Concílio do Vaticano II (1962-1965) que surgiu o que é considerado como 1º documento na Igreja sobre comunicação (Inter Mirifica) e como as mídias sociais atualmente podem ser instrumentos para serem utilizados favoravelmente na evangelização.
Contudo, na cultura midiática que nos encontramos, apontou os desafios a serem superados para a comunicação, como: a) mercantilização da comunicação, contraposição entre o real e virtual, perigo na disseminação de fake news e o enfraquecimento dos laços comunitários.

Pe. João Paulo também nos falou como a Igreja é Mãe e Mestra e que devemos priorizar a “cultura do encontro”.
Sobre as transmissões das Santas Missas, fez a leitura do item 123, p. 78, da versão atualizada do Diretório da Comunicação: “o fiel em condições de tomar parte das celebrações deve fazê-lo, pois essa participação presencial permite o envolvimento integral da pessoa em sua comunidade”.
Também apontou que as transmissões das missas devem ser sempre ao vivo.

Por fim, fez o convite pessoalmente para participação na formação diocesana que ocorrerá em Campanha no próximo dia 18 de novembro, das 08h às 16h, com a presença da irmã Paulina, Helena Corazza, e tema: “Uma abertura do coração que torna possível a proximidade”.

Logo em seguida, Karine, da equipe diocesana da Pascom, ministrou dois temas: o primeiro deles, sobre “espiritualidade do comunicador”, que não deve ser fomentada apenas na vida de oração, mas que deve transcender para a autenticidade do comunicador, no seu dia a dia, nos seus gestos, como verdadeiro testemunho cristão.

Na sequência, Karine tratou sobre “transmissões das ações litúrgicas”, falando desde a parte técnica, com dicas práticas e demonstração no manuseio de ferramentas, o OBS inclusive, demonstrando ainda que ele pode ser utilizado para transmissões de reuniões ao vivo. Além disso, orientou aos agentes que, mesmo no serviço durante a celebração litúrgica, não podem deixar de participar ativamente da ação, pois ali estamos diante do Cristo Palavra e/ou Cristo Eucarístico, trata-se de um momento sagrado.
Logo depois de um breve intervalo, foi a vez da agente diocesana da Pascom, Renata, tratar sobre o assunto: “fotografia litúrgica”, igualmente elucidando várias orientações técnicas e de espiritualidade do agente ao servir.

Por fim, o Padre João Paulo apresentou Sarah, coordenadora da Pascom da Paróquia São Sebastião de Pedralva, como nova coordenadora da Pascom da Forania Nossa Senhora dos Montes e encerrou a formação com a benção e envio final.

Tratou-se de um momento importante para todos os participantes, contando com a presença de agentes da Pascom das Paróquias de Pedralva, São José do Alegre e São Lourenço (Paróquia São Lourenço Mártir).

Como sabemos, a Pastoral da Comunicação possui quatro eixos para atuação, dentre eles a formação e espiritualidade, além de articulação e produção.
Todos eles são importantes e indispensáveis, caso contrário a caminhada pastoral restará prejudicada.

Assim, a vivência de um momento de formação entre irmãos de outras paróquias fortalece os laços de comunhão do povo de Deus, como Igreja una, membros de um único corpo, além de embasar uma melhor atuação dos agentes da comunicação, para que cada vez mais o anúncio do Cristo que vive entre nós seja feito de maneira efetiva e autêntica.

Sarah Silva Fonseca – coordenadora da Pascom da Paróquia São Sebastião de Pedralva e da Forania Nossa Senhora dos Montes


Imagem do Autor

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Uma comitiva de 13 pessoas, dentre as quais: Pastoral Diocesana da Ecologia Integral, Pastoral da Juventude, Pastoral Afro e