Diocese
da Campanha

/
/
/
Festa de Santo Antônio: Padroeiro da Catedral da Campanha

Festa de Santo Antônio: Padroeiro da Catedral da Campanha

No último dia 13 de junho, a Paróquia de Santo Antônio celebrou, com grande júbilo, seu padroeiro. A preparação para os dias que antecedem a grande Solenidade começa cedo. No dia 31 de maio, teve início a Trezena de Santo Antônio e, este ano, a celebração contou com a visita da imagem e da relíquia do padroeiro nas comunidades urbanas da cidade da Campanha. O tema escolhido para a festa de 2024 foi: “Santo Antônio pelas estradas da Vida”. Além da grande festa, por ocasião do dia do Santo dos pobres e viajantes, a paróquia dedicada a ele também comemorou 285 anos de muita fé, tradição e devoção, e as visitas nas comunidades representaram a unidade do povo campanhense em celebrar seu padroeiro.

A peregrinação teve início no primeiro dia da novena (31 de maio), na igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cohab. Nos dias seguintes, a imagem de Santo Antônio visitou as seguintes comunidades: em 1º de junho, esteve na Comunidade Santa Terezinha, bairro Canadá; em 2 de junho, na Comunidade São Sebastião, bairro São Sebastião; em 3 de junho, na Comunidade Santa Cruz das Almas, bairro Santa Cruz; em 4 de junho, na Comunidade Rainha da Paz, bairro Mandu; em 5 de junho, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, bairro Chapada; em 6 de junho, na Comunidade São Cristóvão, bairro São Cristóvão; em 7 de junho, na Igreja Nossa Senhora das Dores, bairro Centro; em 8 de junho, na Capela São Vicente – Lar Vicentino; e, encerrando a peregrinação, no domingo, 9 de junho, esteve presente na Comunidade de São Francisco, no bairro Primavera.

Após o fim das visitas, com o retorno da imagem e da relíquia de Santo Antônio à Catedral, iniciou-se o tríduo, preparando-nos para a Solenidade. Nos dias 10, 11 e 12 de junho, as celebrações contaram com a participação de diversos grupos, forças-vivas e comunidades de nossa paróquia. No dia 13, com grande alegria, a paróquia celebrou o dia de seu padroeiro, começando às 9h15, com a oração das Laudes, na presença do cabido da catedral. Em seguida, às 10h, houve a Santa Missa, com a bênção dos pães dos fiéis. O encerramento do dia se deu com a Missa das 17h, presidida por nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz. Durante a celebração, houve bênção e distribuição dos pães, seguida de uma bonita procissão com a imagem e a relíquia de Santo Antônio. Além de tudo isso, a paróquia também promoveu uma deliciosa quermesse, que aconteceu ao longo de três semanas e que contou com música ao vivo, quadrilha, comidas típicas, sorteios de prêmios e muito mais!

Fotos e texto : Pascom Paróquia Santo Antônio – Campanha/MG

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Nos dias 12 a 14 de julho, aconteceu em Aparecida/SP, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o 8º
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos