Diocese
da Campanha

/
/
/
Festa da Padroeira de Baependi

Festa da Padroeira de Baependi

capaTranscorridas apenas três semanas da celebração do grande Jubileu Tricentenário, no início do mês de agosto, nossa Paróquia Santa Maria de Baependi, já se animava para a Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Montserrat.

No dia 30 de agosto, iniciamos a novena que se estendeu até 07 de setembro. Com uma programação intensa, todas as noites o bom povo baependiano demonstrou o quanto é fervoroso e devoto de Santa Maria participando ativamente com renovado ânimo das celebrações, oferecendo suas contribuições para com os mais necessitados e flores, singelas e belas, como manifestação sensível do puro amor à Mãe de Montserrat, que há 300 anos, cuida desta porção do povo de Deus.

Recebemos ilustres presenças de Bispos, como Dom Antônio Carlos Altiere, bispo emérito de Passo Fundo-RS, e Dom José Luís Magela Delgado, nosso Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Pouso Alegre-MG. Bem como os demais sacerdotes, que nos auxiliaram na meditação do tema proposto para cada dia, retirados do tema geral da festa à luz do 3° Ano Vocacional Nacional: “Com Maria, Mãe da Igreja, seguimos a Cristo com os Corações Ardentes e os Pés a Caminho!”.

Com a Alvorada Festiva, despertamos na manhã do marcante 08 de setembro para celebrar a Solenidade da Padroeira. Recebemos calorosamente, Sua Excelência Reverendíssima Dom Pedro Cunha Cruz, digno Bispo diocesano da Campanha, para solene Celebração Eucarística, às 10h da manhã. Ao final da mesma, ocorreu um dos momentos mais emocionantes e esperados: a descida da histórica imagem de Nossa Senhora do seu trono, vindo ao encontro de seus filhos. Neste ano vocacional, conduzida pelas Irmãs Franciscanas de Ingolstadt e Irmãs Franciscanas do Senhor, e outras congregações presentes.

Às 15h, aconteceu a piedosa reza do Santo Terço pelos movimentos marianos. E, às 16h, a última Missa, presidida pelo nosso Pároco, Cônego Marcos, e concelebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Cleiton. Após a Benção Final, demos início à Procissão. Precedida pelos andores dos Santos Padroeiros das Comunidades e seus respectivos membros, a Senhora do Montserrat, em seu Majestoso andor, passou pelas ruas abençoando toda Baependi e recebendo as devidas homenagens. Retornando à Matriz, foi acolhida com uma chuva de pétalas.

Vale destacar a parte social que ocorreu no domingo 03, com a carreata e almoço festivo da Padroeira, seguido de Show de prêmios. E de 06 à 09 de setembro, houve quermesse e Shows musicais na Praça Monsenhor Marcos. Destacamos o Show da Comunidade Canção Nova, no dia 07.

Por fim, agradecemos a todos que se esforçaram para a realização desta festa! Que Santa Maria do Montserrat, os recompense e faça cada vez mais nossos corações arderem e nossos pés se colocarem à caminho!

Rafael Fernandes da Silva
Paróquia Santa Maria de Baependi-MG

 

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Nos dias 12 a 14 de julho, aconteceu em Aparecida/SP, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o 8º
Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos