Na tarde do dia 27 de maio de 2024 foi celebrada a missa em honra a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da comunidade teológica da etapa configurativa de nosso Seminário Diocesano. Na ocasião houve também o rito de admissão às ordens sacras dos seminaristas do 4º ano de teologia que na presença de nosso pastor diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, manifestaram publicamente o desejo de receber o Sacramento da Ordem.
As festividades em honra à padroeira iniciaram-se na semana anterior com o tríduo preparatório. Nas celebrações fora meditado a presença da Virgem Maria na vida da Igreja e sua importância para aqueles que estão no processo formativo, sendo ela exemplo de humildade e fidelidade a Deus, bem como sinal de obediência e confiança diante dos desafios e obstáculos.
Na reflexão da solenidade da padroeira o excelentíssimo bispo diocesano destacou a figura da Virgem Maria como aquela que fora cumpridora da palavra do Senhor e assim exemplo para os presbíteros e para os candidatos à Ordem, sem perder assim o horizonte de Cristo, Bom Pastor. Em sua fala, o senhor bispo elencou três elementos do evangelho refletido que são: o discipulado, como um caminho de seguimento a Jesus; o cumprimento da palavra de Deus, que é visto em Maria; e o sentimento de pertença à família de Cristo, que é a própria Igreja. Dessa forma evidenciou que todo aquele que se configura a Cristo deve ser antes discípulo e atento ouvinte e praticante da palavra.
A celebração eucarística contou com a presença de alguns padres de nossa diocese, dos seminaristas das três etapas formativas e alguns leigos que prestigiaram esse momento conosco. Celebrar a padroeira é recordar o amor de Deus para com seu povo através da presença da Virgem Maria como mãe e protetora, principalmente junto aos que estão na caminhada formativa da etapa configurativa. Que a Virgem Maria, Senhora do Carmo interceda sempre pelos nossos seminaristas e por toda nossa diocese, a fim de que sejamos canais da graça de Deus na vida de nossos irmãos e irmãs e nos configuremos cada vez mais a imagem de Cristo.
Seminarista Israel – 1 º ano da etapa configurativa