Diocese
da Campanha

/
/
/
Festa da Padroeira da Comunidade Teológica Senhora do Carmo 2024

Festa da Padroeira da Comunidade Teológica Senhora do Carmo 2024

Na tarde do dia 27 de maio de 2024 foi celebrada a missa em honra a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da comunidade teológica da etapa configurativa de nosso Seminário Diocesano. Na ocasião houve também o rito de admissão às ordens sacras dos seminaristas do 4º ano de teologia que na presença de nosso pastor diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, manifestaram publicamente o desejo de receber o Sacramento da Ordem.

As festividades em honra à padroeira iniciaram-se na semana anterior com o tríduo preparatório. Nas celebrações fora meditado a presença da Virgem Maria na vida da Igreja e sua importância para aqueles que estão no processo formativo, sendo ela exemplo de humildade e fidelidade a Deus, bem como sinal de obediência e confiança diante dos desafios e obstáculos.

Na reflexão da solenidade da padroeira o excelentíssimo bispo diocesano destacou a figura da Virgem Maria como aquela que fora cumpridora da palavra do Senhor e assim exemplo para os presbíteros e para os candidatos à Ordem, sem perder assim o horizonte de Cristo, Bom Pastor. Em sua fala, o senhor bispo elencou três elementos do evangelho refletido que são: o discipulado, como um caminho de seguimento a Jesus; o cumprimento da palavra de Deus, que é visto em Maria; e o sentimento de pertença à família de Cristo, que é a própria Igreja. Dessa forma evidenciou que todo aquele que se configura a Cristo deve ser antes discípulo e atento ouvinte e praticante da palavra.

A celebração eucarística contou com a presença de alguns padres de nossa diocese, dos seminaristas das três etapas formativas e alguns leigos que prestigiaram esse momento conosco.         Celebrar a padroeira é recordar o amor de Deus para com seu povo através da presença da Virgem Maria como mãe e protetora, principalmente junto aos que estão na caminhada formativa da etapa configurativa. Que a Virgem Maria, Senhora do Carmo interceda sempre pelos nossos seminaristas e por toda nossa diocese, a fim de que sejamos canais da graça de Deus na vida de nossos irmãos e irmãs e nos configuremos cada vez mais a imagem de Cristo.

 

Seminarista Israel – 1 º ano da etapa configurativa

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Entre os dias 15 e 18 de julho aconteceu em Belo Horizonte/MG, o 7° Encontro de Formação Litúrgica para