“Nosso Senhor deseja atrair à Sua Misericórdia todos os homens, sem exceção. E para isso proporciona outro meio: a instituição de uma FESTA. Ele mesmo indica o dia e liga a essa Festa grandes graças e promessas. Desejo que a Festa da Misericórdia seja um refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pobres pecadores. Nesse dia estarão abertas as entranhas da Minha Misericórdia”. Diário de Santa Faustina 699
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Mais um ano de graças, promessas, alegria e gratidão pela Festa da Misericórdia que aconteceu no segundo domingo da Páscoa, no VTC em Varginha.
Em outubro de 2017 iniciamos a preparação, com reuniões, venda de rifas, arrecadação de doações, cartazes, panfletos, momentos de oração. Na Sexta feira da Paixão, demos início à novena em preparação para a Festa, foram nove dias de reza e meditação do Terço e da Palavra de Deus.
Já neste ano, foi entronizado em 21 unidades de saúde (PSFs) em Varginha, o quadro de Jesus Misericordioso, recebido pelos funcionários com muita fé e devoção.
No domingo dia 08, iniciamos de manhã com os preparativos, limpeza do local, ornamentação, sonorização, e às 13:30h, iniciamos junto ao povo já presente no VTC com cantos e louvores, o Terço meditado da Divina Misericórdia pelo Ministério de Música Todo Teu e Grupo de Oração da Divina Misericórdia.
O ponto culminante do dia foi a Santa Missa iniciada às 15h (Hora da Misericórdia) presidida pelo nosso querido pastor Dom Pedro, Bispo Diocesano. Com muita alegria, o recebemos e agradecemos sua presença pela segunda vez, nos acolhendo e abençoando. Junto com ele participaram também pe. Heitor Aparecido Rafael, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, nosso assessor pe. Alir Sanagiotto, pe. Mário de Elói Mendes, pe. Edvar da Paróquia de Sant’Ana em Varginha e pe. Cristiano, SCJ.
Com a participação de mais de 3.000 pessoas, Dom Pedro exortou-nos a uma prática da fé dos apóstolos, e à vivência dos valores cristãos. Fez menção do diário de Santa Faustina, fonte de inspiração de nossa devoção. No final da Santa Missa, Dom Pedro fez o envio de cerca de trinta adolescentes e jovens do ENAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) que vão realizar seu encontro no próximo final de semana.
Pe. Rafael dirigiu algumas palavras a todos, agradecendo pela presença e pelos trabalhos. Dom Pedro com alegria nos deu a benção e partiu para outra missão. O povo de Deus permaneceu no local à espera da procissão com Jesus no Santíssimo Sacramento. Como todos os anos, Jesus caminhou no meio do povo, com Pe. Alir conduzindo-nos na oração, a adorar, pedir, agradecer, ter fé…
Aconteceu também a benção dos quadros, objetos de devoção, água, e das treze capelinhas entregues a treze apóstolos que assumiram o compromisso de rezar, uma vez por semana, o Terço da Divina Misericórdia nos hospitais ou unidades de saúde.
No coração da equipe da Festa da Misericórdia só cabe gratidão, gratidão, gratidão…
Convoco toda a diocese para sermos apóstolos e apóstolas do amor, da caridade, da prática da Misericórdia com o próximo, em nossa casa, em nossa comunidade e em nosso trabalho.
Jesus, eu confio em vós! Santa Faustina e São João Paulo II, rogai por nós.
Claudete de Fátima – Coordenadora da Festa da Misericórdia em Varginha.