Diocese
da Campanha

/
/
/
Equipe da Pascom Diocesana se reúne para momento de espiritualidade e planejamento

Equipe da Pascom Diocesana se reúne para momento de espiritualidade e planejamento

capaDisse Jesus no Evangelho de Mateus 12,34: “A boca fala daquilo que o coração está cheio”. Como anunciar a boa-nova do Senhor sem cultivar a espiritualidade do comunicador? Neste espírito, a equipe diocesana da Pastoral da Comunicação reuniu-se em Nepomuceno/MG, para um momento de espiritualidade. Pe. João Paulo Gonçalves de Carvalho, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, celebrou a Santa Missa na igreja São Francisco de Assis, na comunidade rural de Cruz Alta, momento alto do nosso dia.

Em sua homilia, Pe. João Paulo ressaltou a importância da espiritualidade do comunicador católico. “Fazemos parte de uma pastoral da nossa diocese, que tem como missão comunicar Jesus através das mídias sociais: facebook, instagram, site e pelo jornal Voz Diocesana. Mas, também, enquanto cristãos batizados, somos convidados a comunicar Jesus pelo nosso testemunho. Todos, seja o padre, os agentes da pastoral, vocês aqui na comunidade são Francisco, somos chamados a testemunhar com a nossa vida e com as nossas ações que conhecemos o Senhor, pois diariamente temos a oportunidade de fazer uma experiência com Ele; experiência essa que modifica nossa vida e nos transforma. […] Mas, para que a nossa comunicação seja verdadeira precisamos aprender a amar. Quando amamos de verdade não abandonamos nada, não fazemos as coisas pela metade. Pelo contrário, quando amamos o que fazemos nos entregamos e aprendemos a esperar o tempo certo das coisas, sabemos silenciar o nosso coração e escutar com os “ouvidos do coração”. Não podemos perder isso de vista: AMAR; […] o amor quando é verdadeiro sempre nos mostra que tudo vale a pena!”

O Diretório da Comunicação reforça que a espiritualidade constitui o alicerce de demais eixos da pastoral (formação, articulação e produção). “Sem a prática e a vivência da espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho. É fundamental que se cultive a espiritualidade do comunicador”. (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, Documento 99, n. 253)

Após a celebração, a equipe reuniu-se para reunião deliberativa e de planejamento do semestre. Pe. João Paulo participou os presentes das iniciativas que estão sendo tomadas para a implantação do Centro Diocesano de Comunicação, com data prevista de início das atividades em 8 de dezembro próximo. A equipe também delineou um dia de formação para todos os pasconeiros da diocese, a ser realizado no dia 11 de novembro no Colégio Sion (sede da Cúria diocesana) em Campanha. Brevemente a equipe irá divulgar mais detalhes sobre este encontro.

A equipe agradece o revmo. Pe. Ednaldo Barbosa, pároco em São João Nepomuceno que proporcionou toda infraestrutura para a realização do encontro.

Flávio Maia – agente da Pascom e integrante da equipe diocesana

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Com alegria, o Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) de nossa Diocese realizou nos dias 27 a 29 de