Aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro, na cidade de Pouso Alegre, o Encontro de Animação Pastoral da Província Eclesiástica de Pouso Alegre com a participação dos bispos das três dioceses, Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre, dos coordenadores diocesanos de pastoral, dos Vigários Forâneos e Coordenadores Setoriais, das secretárias de pastoral e para este ano foram convidados representantes dos Santuários, da pastoral litúrgica, da pastoral catequética e da pastoral presbiteral. Da diocese da Campanha participaram quatorze pessoas.
O objetivo principal do encontro é favorecer a proximidade e convivência fraterna, pensar e executar a ação pastoral na caminhada diocesana e provincial. Este ano o tema foi o Jubileu da Esperança em 2025 – “Peregrinos da Esperança” e o assessor foi o pe. Douglas Alves Fontes, do clero da Arquidiocese de Niterói – Leste 1 da CNBB que faz parte da equipe nacional do Jubileu e também é assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.
Em sua fala, Pe. Douglas destacou que o Jubileu não deve ser celebrado como uma série de eventos, mas pensado como um tempo de graça, quando cada pessoa possa fazer experiência da graça de Deus, dessa forma, que ele seja preparado nas dioceses “com fé intensa, esperança viva e caridade operosa”.
Durante o encontro, o grupo deixou o local das palestras para participar, na segunda-feira, da missa no Seminário Diocesano e na terça-feira, da missa na Catedral, ambos seguidos de momentos de confraternização. Na manhã do último dia, os participantes foram divididos em quatro grupos, sendo: Catequese, Liturgia, Presbíteros e Bispos/coordenadores para partilharem a caminhada diocesana e refletirem sobre como o Jubileu 2025 pode trazer novas esperanças para as ações pastorais o que resultou uma rica partilha.
O encontro encerrou-se avaliado positivamente e a data do próximo ano já foi divulgada, dias 14 a 16 de outubro de 2025. O arcebispo, Dom Geraldo Majella agradeceu a participação e empenho de todos, sugerindo que outras reuniões possam ser realizadas, além do encontro anual, visto que “para caminhar e crescer como evangelizadores é preciso fazer reunião, sentar e conversar. Isso fortalece porque faz somar a nossas dificuldades mas também os nossos sonhos” finalizou ele e deu a benção seguindo todos para o almoço de despedida.
A coordenação de pastoral de nossa diocese, juntamente com o CODIPA já havia elaborado uma proposta de programação para o Jubileu e na noite de quarta-feira, dia 16, o pe. Jean Steferson reuniu-se com os coordenadores das equipes montadas especialmente para pensar essas ações e eventos. A ideia central para a vivência do Jubileu 2025 em toda a Igreja e não será diferente em nossa diocese, é que não será necessário criar coisas novas, mas aproveitar toda a dinâmica pastoral durante o ano com a temática do Ano Santo.
Que o Espírito Santo inspire e conduza nossa caminhada diocesana, como Igreja Particular da Campanha e também com Província Eclesiástica.
Texto e fotos: Mirian Cristiano – Secretária Diocesana de Pastoral










