No último domingo (01), as oito foranias da Diocese da Campanha reuniram-se na cidade de Baependi/MG, para o VI Encontro Diocesano dos Acólitos, cujo tema foi “Peregrinos e portadores da esperança”. Em cada encontro realizado, além de fortalecer os vínculos de unidade e fraternidade, recebemos formação para bem realizarmos a missão à qual fomos chamados: o serviço ao Altar. O zelo pela liturgia e os ensinamentos do Reverendíssimo Padre Guilherme Gouvêa estarão sempre, em rubrica, nas memórias desse encontro.
A oração do Ofício Divino, conduzida pelo Reverendíssimo Padre Maycon Lucas, assessor do Ministério Extraordinário dos Acólitos, e a Santa Missa, presidida pelo Excelentíssimo Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo Diocesano, já nos indicava que, este ano, além de formativo, o encontro nos conduziria a uma reflexão interior sobre como discernir nossa vocação e como alcançar as virtudes que devemos possuir para uma vida em concordância com a fé que professamos. A liturgia do dia nos apontava o caminho a seguir: a pureza.
Em terras da Beata Nhá Chica e sob as orientações do Reverendíssimo Padre Edson Pereira de Oliveira, aprofundamos na história da humilde beata, cuja sabedoria provinha de uma vida fundamentada na Palavra, na oração e na caridade. Sabendo acolher e ouvir, e em espírito de oração, ela alcançava de Deus, por intercessão da Virgem da Conceição, as graças e as respostas que buscava para orientar os que a ela recorriam. Sendo assim, por que não recorrermos a ela nas questões que a juventude nos apresenta? Como poderemos servir a Deus no próximo com o mesmo amor e alegria que O servimos no Altar? “Valei-nos nesta ocasião!” A nossa dúvida será respondida assim que Nhá Chica perguntar para “Sua Sinhá”. Valei-nos ó Mãe de Jesus!”
Circulando o Altar do Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, ornamentado do branco das mais de mil e duzentas vestes, com alegria de adoradores em espírito e em verdade, exaltamos Jesus no Santíssimo e Diviníssimo Sacramento, e firmamos, diante d’Ele, o propósito de viver Seus ensinamentos. Em solene procissão, manifestando publicamente a nossa fé, seguimos em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do MontSerrat, onde recebemos a bênção. Retornamos como “peregrinos e portadores da esperança”, na certeza de que tudo “acontece porque rezamos com fé”.
Texto: Lívia Dornellas – Paróquia Nossa Senhora das Graças (São Lourenço, MG) – Forania Nossa Senhora dos Montes
Fotos: Equipe diocesana dos acólitos













