Diocese
da Campanha

/
/
/
Dom Pedro faz visita pastoral em Caxambu

Dom Pedro faz visita pastoral em Caxambu

A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, localizada na cidade de Caxambu/MG, teve a alegria de acolher o Senhor Bispo Diocesano da Campanha/MG, Dom Pedro Cunha Cruz, por ocasião da Visita Pastoral, conforme prescreve o Código de Direito Canônico, realizada nos dias 29 e 30 de junho de 2024. Nesta visita o Sr. Bispo tem a oportunidade de conhecer, concretamente, todo o território paroquial, bem como as suas respectivas comunidades; além de fazer-se presente diretamente diante do Povo do Senhor que lhe está confiado, conhecendo suas realidades, angústias, preocupações, expectativas e alegrias, de modo que possa transmitir-lhes um convite de esperança, enquanto Pastor que ama, cuida e orienta seu rebanho.

A visita pastoral iniciou-se às 9h, onde o Sr. Bispo posteriormente reuniu-se com as autoridades do município, estando presentes o Sr. Luiz Henrique, Vice-prefeito; o Sr. Filipe Condé Alves, Secretário de turismo e cultura; e a Sra. Ariana Maria, Secretária de Educação; apresentando os mais variados desafios e anseios que o município almeja. Em seguida, houve uma reunião juntamente com os padres da Forania Beata Nhá-Chica – momento importante de orientações e de partilhas das respectivas realidades paroquiais – encerrada com um agradável almoço preparado com tanto carinho na casa das irmãs da Caridade, Virgo Potens.

Na parte da tarde, às 15h, o Sr. Bispo Dom Pedro reuniu-se com a coordenação da catequese de iniciação à vida cristã; seguida pela visita às comunidades urbanas da Paróquia. Às 19h, na Igreja Matriz, ocorreu o ápice da visita – a Celebração da Eucaristia – presidida pelo Sr. Bispo Dom Pedro, juntamente com o Pároco da comunidade, Pe. Geraldo Pereira; e demais Padres auxiliares: Pe. Afonso Henrique, Pe. Johnson Ferreira e Pe. Valdinei Teodoro; além do seminarista Felipe José, reunidos em comunhão com toda comunidade paroquial, celebrando com grande alegria e jubilo a Santa Missa de Vigília da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo. Em seguida, houve o encontro do Sr. Bispo com as lideranças do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho Administrativo Paroquial.

No domingo, dia 30 de junho, O Sr. Bispo Dom Pedro teve a oportunidade de conversar com as frentes pastorais de movimentos e animações da Paróquia: os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão; Mãe Rainha; a Irmandade do Santíssimo; Apostolado da oração; Terço dos homens; EJC e EAC; Infância e Adolescência Missionária; Equipes de Música; Acólitos; e Liturgia; sanando as mais variadas dúvidas, cuidando de suas ovelhas. À tarde, uma oportunidade ímpar de diálogo com o Sr. Bispo, em um encontro especial realizado com todos os jovens da Pré-Crisma e Crisma, acompanhado dos seus pais ou responsáveis.

Às 19h, o Sr. Bispo Dom Pedro novamente presentou toda comunidade paroquial, presidindo a Santa Missa na comunidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrando a Solenidade de São Pedro e São Paulo, “colunas da Igreja” – que alegria, para toda comunidade caxambuense, em ter a presença do seu Pastor primeiro, no dia em que se celebra o Primeiro dos Apóstolos – São Pedro, aquele que representa a Igreja inteira e que recebeu de Cristo, depois de sua ressurreição, a responsabilidade de apascentar as suas ovelhas – e São Paulo, que seguiu a Pedro no anúncio corajoso do Evangelho e no martírio.

Antes do encerramento e da recepção das Bênçãos finais tanto da Santa Missa, como da Visita Pastoral, todos os presentes agradeceram pelo Santo final de semana, banhados pela presença do seu Pastor, de suas palavras inspiradoras e provocativas iluminadas pelo Espírito Santo, de modo que toda comunidade da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios o aclamou com uma calorosa saudação, pela atenção na escuta dos anseios de seu Povo.

Enfim, todo o tempo do mundo é pequeno para demonstrar o quanto o Povo Católico de Caxambu é grato pela Santa presença do seu Pastor em seu meio neste último fim de semana – ainda aqui estendemos os mais sinceros agradecimentos ao nosso Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Pedro, por essa visita pastoral em nossa paróquia.

Secretaria paroquial

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Entre os dias 15 e 18 de julho aconteceu em Belo Horizonte/MG, o 7° Encontro de Formação Litúrgica para