/
/
/
DIOCESE DA CAMPANHA NA 5ª ASSEMBLEIA NACIONAL DO MEJ

DIOCESE DA CAMPANHA NA 5ª ASSEMBLEIA NACIONAL DO MEJ

capa 10Entre os dias 25 e 28 de janeiro, aconteceu na cidade de Curitiba-PR a Assembleia Nacional do Movimento Eucarístico Jovem – MEJ. Este movimento é parte da Rede Mundial de Oração do Papa, considerado o braço jovem do Apostolado da Oração e, no dia 11 de fevereiro próximo, o MEJ completa 100 anos de presença no Brasil. Nesta Assembleia, a nossa Diocese participou com três representantes, Padre Josimar e o jovem Amauri (Paróquia de São Sebastião de Pedralva) e a Irmã Madalena (Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhandu). Ao todo eram mais de centro e trinta pessoas, uma vez que todos os Estados do Brasil,onde existe o MEJ, enviaram representações, dentre eles, os Articuladores, que dinamizam as orientações do Diretor Nacional e representantes das dioceses.

O objetivo da assembleia foi rever a caminhada no último ano, isto é, as alegrias, os desafios e sonhos. Foi discutido também o texto do Regulamento do MEJ, que estará em uso a partir de agora, somando-se aos outros documentos importantes para este movimento, que são: o Manual para o Brasil e o estatuto da Rede Mundial de Oração do Papa. Outra definição importante da assembleia foi o calendário para os próximos triênio!

Em novembro, teremos uma vigília na Serra da Piedade, Caeté, com participação dos mejistas (jovens do MEJ) de Minas Gerais e outras regiões do país, em 2025 uma missão regional no Sul de Minas, com presença do MEJ do Rio de Janeiro e de São Paulo, outra missão no norte de Minas com os mejistas mineiros; assembleia regional em Aparecida (2026). Uma notícia boa é que para o próximo encontro do Estado de Minas Gerais foi sugerida a nossa Diocese.

Além das definições, a assembleia trouxe aquilo que é próprio do MEJ, a metodologia da experiência. Vivemos o encontro convivendo com pessoas de todo o país, que partilhavam sobre as suas realidades pastorais. Houve momentos muito marcantes de experimentarmos os três pilares do movimento, que são a Palavra, a Eucaristia e a Missão. Uma alegria particular foi descobrir que um dos padres que estão na base da criação do MEJ no Brasil era da nossa Diocese: o Irmão Olavo Pereira da Silva, jesuíta, que nasceu em Varginha em 1891 e que, depois de longos anos como irmão jesuíta trabalhando pelo MEJ, foi ordenado pela Companhia de Jesus aos 79 anos! Além disso, o encontro terminou com a noite cultural, com apresentação de danças típicas do Paraná e a partilha de comidas de cada Estado presente na assembleia.

Marcantes foram as palavras do Padre Eliomar Ribeiro SJ, diretor nacional do Apostolado da Oração e do MEJ a respeito do perfil do jovem que deseja participar do MEJ. Para ele, o MEJ tem uma espiritualidade definida e é destinado para o jovem que: “quer andar com a cabeça erguida, que deseja ser livre e crescer na amizade com Jesus”. As perspectivas dos próximos anos do MEJ podem ser encontradas na canção criada pelo Padre Eliomar para a 5ª Assembleia:


Alegria de ser MEJ
Ao estilo de Jesus
Somos jovens a caminho
A Palavra nos conduz
Somos jovens a caminho
Ao estilo de Jesus

Padre Josimar Cândido Lourenço – Paróco na Paróquia de São Sebastião de Pedralva

 

Imagem do Autor

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também