/
/
/
Decreto Diocesano sobre o Jubileu Ordinário de 2025

Decreto Diocesano sobre o Jubileu Ordinário de 2025

SOBRE O JUBILEU ORDINÁRIO DE 2025

Spes non Confundit” – A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

 

Aos presbíteros, diáconos, consagrados, consagradas e a todo o povo de Deus desta amada Diocese da Campanha, Saúde, Paz e Bênção no Senhor Jesus Cristo!

CONSIDERANDO a proclamação do Jubileu Ordinário de 2025 pelo Santo Padre, o Papa Francisco, mediante a Bula Spes Non Confundit, que nos convida a renovar a Fé, a Esperança e a Caridade, vivendo a graça do Ano Santo como tempo privilegiado de conversão e misericórdia.

CONSIDERANDO o seu início no dia 24 de Dezembro próximo, quando o Papa Francisco abrirá, na Basílica de São Pedro, em Roma, a Porta Santa.

CONSIDERANDO que as Dioceses ao longo do mundo devem realizar, no dia 29 de Dezembro, em suas catedrais, a abertura solene do Ano Jubilar.

CONSIDERANDO que este Jubileu será vivido ao longo de 2025 em comunhão com toda a Igreja universal, encerrando-se nas Igrejas particulares no dia 28 de Dezembro de 2025 e, oficialmente, aos 06 de janeiro de 2026, com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro.

CONSIDERANDO a importância de “peregrinar com o coração aberto” (cf. Spes non confundit n. 5) rumo às fontes da fé, experimentando o amor transformador de Deus.

CONSIDERANDO a tradição jubilar de concessão de indulgências, por meio da vivência sacramental, da prática da misericórdia e da oração nas igrejas designadas pelo Bispo Diocesano como indulgenciarias.

 

DECRETAMOS:

 

  • A abertura Solene do Ano Jubilar, na Diocese da Campanha, a 29 de Dezembro próximo, terá início às 08:00, com concentração das caravanas oriundas de todas as paróquias, na Igreja de São Sebastião, em Campanha, de onde sairá a peregrinação com destino à Catedral de Santo Antônio, culminando com a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo. Nesta celebração sejam entregues aos representantes das paróquias uma Lamparina, símbolo da Esperança, da qual Cristo é a Chama Viva, que deve permanecer em destaque nas igrejas paroquiais durante o jubileu e a Carta Pastoral do Bispo Diocesano, que deve ser lida na celebração da noite de Domingo. Nesta ocasião também seja apresentada aos fiéis a Cruz Processional que, no Ano Jubilar, percorrerá toda a Diocese, conclamando todos os diocesanos a serem peregrinos e, por onde passarem, indicarem Jesus como a causa de nossa Esperança.
  • Ficam estabelecidas como Igrejas Indulgenciarias: a Catedral de Santo Antônio, na Sé Episcopal, na cidade da Campanha; as Basílicas Menores de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Rio Verde, de Nossa Senhora das Dores, em Boa Esperança e de São Lourenço Mártir, em São Lourenço; além dos Santuários onde se encontram as relíquias dos nossos Beatos: Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda, em Três Pontas e Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Baependi, onde os fiéis poderão obter a indulgência plenária, observando as condições ordinárias estabelecidas pela Igreja, a saber: Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística, oração do Credo e Pai Nosso nas intenções do Papa e desejo sincero de vida nova. Nestas Igrejas haja especial programação para o atendimento das confissões dos peregrinos.
  • Os sacerdotes promovam catequeses e momentos de formação espiritual que auxiliem o povo de Deus a compreender e vivenciar os frutos do Jubileu.

 

Por fim, invocamos a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Esperança, do Beato Pe. Victor e da Beata Nhá Chica, para que este Ano Santo seja tempo de renovação espiritual, comunhão eclesial e testemunho da Esperança que não decepciona.

DADO e PASSADO em Nossa Cúria Diocesana, aos 03 de Dezembro do Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2024, Sob Nosso Sinal e Selo de Nossa Chancelaria.

 

 

† Dom Pedro Cunha Cruz

Bispo Diocesano

 

 

Cônego Bruno Cesar Dias Graciano

Chanceler do Bispado

 

 

Prot. N. 1388/2024.

Decreto Diocesano sobre o Jubileu Ordinário de 2025
Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também