Depois de celebrar um tríduo festivo em louvor a Nossa Senhora do Carmo, com a presença da Comunidade São Brás (Moradores do bairro Jardim Canadá de Pouso Alegre) e os seminaristas da Diocese de Guaxupé e da Arquidiocese de Pouso Alegre, a Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC) festejou a sua padroeira na última segunda-feira, 12 de junho. Na ocasião, estiveram presentes Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano; os padres formadores; outros padres da Diocese da Campanha; diáconos; e todos os seminaristas dessa Igreja Particular.
A Eucaristia, celebrada em memória da Virgem Maria e presidida pelo senhor bispo, foi o ápice de todas as festividades e expressou a comunhão dos seminaristas e formadores entre si e com o seu pastor. Em sua homilia, Dom Pedro ressaltou a participação de Maria na história da salvação, mostrando como o seu fiat favoreceu a missão de Jesus Cristo e deve inspirar todos os vocacionados na disponibilidade à vontade de Deus. Além disso, ele reafirmou a importância da devoção mariana para aqueles que desejam configurar-se ao coração do Bom Pastor.
Nessa celebração aconteceu o rito de admissão às ordens sacras dos seminaristas do quarto ano de etapa da configuração, Cleyton Fernandes, Gabriel Silva, Guilherme Portugal e Tobias Coelho. Com ele, os formandos confirmaram publicamente o desejo de abraçar o ministério sacerdotal e empenharem-se em completar bem o seu tempo de preparação. O bispo dirigiu-lhes algumas palavras e, com uma oração de bênção, rogou sobre eles a graça divina, a fim de que sejam perseverantes e diligentes no desfecho do processo formativo e, futuramente, no exercício do ministério sacerdotal.
Após a liturgia, todos os presentes confraternizaram-se, em um agradável jantar comemorativo.
Anualmente, ao celebrar a festa de Nossa Senhora do Carmo, os envolvidos no processo de formação inicial do seminário diocesano renovam o ardor vocacional e missionário, reafirmam o seu amor a Jesus Cristo e a sua mãe, Maria Santíssima, fortalecem os vínculos comunitários e têm a oportunidade de reafirmar o seu fiat, buscando realizar a vontade de Deus na comunhão da Igreja. Assim, louvam a Deus e pedem a graça de responder com amor e dignidade ao seu chamado, pela intercessão daquela que soube corresponder fielmente à sua vontade.
Gabriel Henrique da Silva – 4º ano da Etapa da Configuração













