/
/
/
Comunidade Focolares de nossa Diocese participa do 12º GENFEST 2024 em Aparecida

Comunidade Focolares de nossa Diocese participa do 12º GENFEST 2024 em Aparecida

Entre os dias 19 a 21 de julho, aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida/SP, o evento central da 12°edição do GenFest que é um encontro internacional da juventude do Movimento dos Focolares que reúne jovens católicos de todo mundo, como também há participações de diversas convicções religiosas e não religiosas que buscam construir uma nova humanidade através do diálogo, do amor recíproco, da paz e da fraternidade universal. Nesse grande festival da juventude, pela primeira vez realizado no continente latino-americano, representantes da Comunidade Focolares de Três Corações, Ilicínea, bem como os seminaristas Pedro e Jefferson do 2º e 3º anos, respectivamente, da etapa discipular de nosso Seminário Diocesano, se reuniram com cerca de 4 mil jovens de mais de 50 países e compartilharam suas ideias, pensamentos, culturas, etnias e religiões contribuindo para um fecundo diálogo em prol do mundo unido.

Interpelados pelas encíclicas Laudato Si (2015) e Fratelli Tutti (2020) do Papa Francisco, a juventude dos Focolares buscou nesse festival refletir através da cultura do encontro o tema “Juntos para Cuidar” com o intuito de “despertar o protagonismo da juventude na concretização da fraternidade universal, conectando e celebrando ações que ousem cuidar do meio ambiente, das pessoas e dos povos, especialmente os mais vulneráveis”.

No primeiro dia do encontro, na noite de sexta-feira, tivemos a cerimônia de abertura onde os jovens foram saudados pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, pelo reitor do Santuário de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo e pela presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram. Na cerimônia de abertura, foi lida, uma saudação feita pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, em nome do Papa Francisco direcionada aos jovens e participantes do GenFest, dizendo: “Sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras”. Iluminados pela mensagem do Sumo Pontífice, a noite de abertura terminou com uma harmoniosa “festa latino-americana”, com músicas e apresentações artísticas de diversos países.

Na manhã de sábado, segundo dia do encontro, iniciamos com experiências, momentos artísticos e diálogos que nos apontam caminhos de um mundo unido. Foi um dia em que vivenciamos e refletimos diversos temas, a saber: participamos de uma Celebração Inter-religiosa; refletimos sobre Aprendizado e Serviço Solidário, Economia de Comunhão nas empresas, Caminhos para a Justiça, Meio Ambiente e Política, Expressão Corporal, Conectados, mas não unidos, Realidades das Jovens Mulheres no Brasil, Fraternidade e Lei, Interculturalidade fraternal para cuidar, dentre outros temas que apontam caminhos para o cuidado com a vida e o cuidado da nossa casa comum.

Nesse segundo dia, também fomos agraciados pela apresentação da banda Gen Verde, que é um grupo musical composto por 19 artistas mulheres de 14 países, que buscam através da arte e da música promover a fraternidade e o diálogo para construir uma humanidade mais justa e solidária. Nessa apresentação, a banda GenVerde nos apresentou uma nova música “Start Here And Now”(Comece aqui e agora – https://www.youtube.com/watch?v=wNnZvIgsnwc) com a participação da Banda Unitá (Brasil) e AsOne (Itália). Uma canção que vai ao encontro como o tema do GenFest “Juntos para Cuidar – Together to Care”, nas palavras da banda Gen Verde “Start Here and Now” (“Comece Aqui e Agora”) quer ser um hino de união, força, coragem e alegria. Todos, com as nossas diversidades, somos convidados a ir além das fronteiras para construir um mundo onde o cuidado, o amor, a justiça e a inclusão sejam a resposta à dor, ao horror das guerras e das divisões”.

No terceiro dia do evento, fomos iluminados pelo lançamento do Projeto United World Communities (Comunidade Mundo Unido – https://www.unitedworldproject.org/pt-br/united-world-community/) que busca através da economia, política, esporte, arte, ecologia e outras áreas concretizar ações em prol da fraternidade universal. Além desse lançamento, a juventude dos Focolares se reuniu com bandeiras de todos os países participantes do Genfest reforçando ardentemente que “Nós escolhemos a Paz” e que “O Mundo Unido é possível”. Esse pensamento ecoa nas palavras de Margaret Karram, presidente do Movimento dos Focolares que nos diz: “[…] é possível sermos construtores de paz. E para fazer isso é preciso constância e paciência, a fim de olhar com amor para todos os irmãos e irmãs que encontramos em nosso caminho. Deste Genfest, aprendemos que a paz começa por mim, com pequenos gestos de atenção pelas pessoas, pelos nossos povos e pela criação. Dissemos isso várias vezes nos últimos dias: derrubando todas as barreiras que nos dividem, para viver pela fraternidade. E podemos fazer isso ao descobrir que a nossa humanidade comum é mais importante do que todas as nossas diferenças”. Após esse momento, participamos da Celebração da Santa Missa, na Basílica Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, concelebrada pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; pelo Padre Jésus Móran, co-presidente do Movimento dos Focolares e por diversos Padres do Movimento, além da participação dos Seminaristas, Religiosos e Religiosas, Focolarinos e Focolarinas, a juventude do Genfest e os devotos de Nossa Senhora Aparecida. À luz do Evangelho de Mc 6, 30-34, Dom Giambattista Diquattro, salientou em sua homilia: “O Genfest nos estimula a agir com compaixão, a iluminar mentes e a seguir o modelo de vida que Jesus nos apresentou, portanto, o tema Juntos para Cuidar, nos inspira a sermos pastores que dão vida, que compartilham, ensinam e promovem a fraternidade. O Genfest é um chamado para agirmos com compaixão, buscando o bem comum e construindo um mundo onde todos possam encontrar descanso e esperança”.

Iluminados pela alegria da juventude, o GenFest reaviva a chama da fraternidade universal e nos impulsiona a continuarmos a construir um Mundo Unido. Sigamos em Unidade e que a Serva de Deus Chiara Lubich, interceda por nós!

 

Texto: Jefferson da Costa Moreira – Seminarista da Etapa Discipular do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores

Foto de Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também