/
/
/
Comunidade Celebra 100 anos de Nascimento de Religiosa Sulmineira

Comunidade Celebra 100 anos de Nascimento de Religiosa Sulmineira

No final da manhã deste dia 11 de setembro de 2025, na Igreja do Mosteiro de Maria Mãe do Cristo, em Caxambu/MG, finalizando sua visita canônica à comunidade das monjas beneditinas, o Abade Presidente da Congregação Beneditina do Brasil, Dom Emanuel D’Able do Amaral, Arquiabade da Arquiabadia de São Sebastião em Salvador/BA, presidiu a Missa de Ação de Graças pelos 100 anos de nascimento da Ir. Martha Fernandes de Souza, OSB, que foi concelebrada por Dom Anselmo Chagas, monge do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro/RJ e co-visitador, pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, de Caxambu/MG, Pe. Geraldo Pereira de Freitas, entre outros 8 presbíteros e 3 diáconos.

Madre Abadessa Ana Maria dos Santos, OSB e toda a comunidade monástica acolheram familiares e amigos da Ir. Martha para a celebração eucarística e o almoço festivo que se seguiu.

Ir. Martha Fernandes de Souza, OSB nasceu no município de Baependi/MG, na localidade chamada Chapéu, em 11 de setembro de 1925, entre os 8 filhos do casal Mariana e Josino Fernandes, família católica que a educou com esmero e piedade. Recebeu no batismo o nome de Irene. Fez ainda cedo a primeira Eucaristia. Mudou-se com sua família para Santana do Capivari e, posteriormente, para Itanhandu/MG, onde ainda jovem atuou na Ação Católica, por meio da qual conheceu a vida beneditina, que a atraiu e a levou a ingressar no Mosteiro de Nossa Senhora das Graças, de Belo Horizonte/MG, sendo acolhida e formada pela grande Madre Luzia Ribeiro de Oliveira, uma das fundadoras e primeira abadessa daquela abadia e personagem ímpar da história da Ação Católica e da Igreja no Brasil, de quem recebeu o novo nome, Ir. Martha, em memória da irmã de Maria e Lázaro.

Em 1973, Ir. Martha, acompanhada de outras 6 irmãs, deixou a Abadia de Nossa Senhora das Graças, que ajudara a construir, em Belo Horizonte/MG, e partiu para a fundação do novo mosteiro, de Maria Mãe do Cristo, que ajudou a erguer do chão, em Caxambu/MG, tendo ali iniciado o louvor sagrado em 25 de março de 1973.

A fundação do mosteiro se deu como fruto do extraordinário florescimento da Ação Católica do Sul de Minas (1930-1950) que, sob a influência dos eminentes monges do Mosteiro São Bento do Rio de Janeiro/RJ, deu muitas vocações monásticas femininas à Abadia de Santa Maria, de São Paulo/SP e, mais tarde, à Abadia de Nossa Senhora das Graças, em Belo Horizonte/MG, por ela fundada.

Situado a 6 km da cidade de Caxambu/MG, o mosteiro possui uma paisagem deslumbrante, onde o silêncio e a natureza muito cooperam para a vida de oração. A Abadia de Maria Mãe do Cristo é hoje uma comunidade monástica florescente porque firmemente enraizada em Cristo, na Regra de São Bento e no testemunho de vida de suas fundadoras vivas e falecidas.

Ali, desde então, Ir. Martha se dedica, antes de qualquer outra atividade, à oração pela Igreja e pelo mundo, notificando-se como cantora, sacristã e, sobretudo, exímia costureira de paramentos litúrgicos por ela também bordados com delicadeza espiritual.

Se você deseja fazer contato com as monjas ou enviar seus cumprimentos à Ir. Martha, faça-o por este endereço:

Mosteiro de Maria Mãe do Cristo:
Caixa Postal 68 – Caxambu/MG – CEP.: 37.440-000
(35) 9 9135-7575 ou [email protected]

Pe. Jean Poul Hansen

Foto de Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também