/
/
/
CELEBRAÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS DORES, PADROEIRA DO SEMINÁRIO DIOCESANO, É MARCADA PELA REVITALIZAÇÃO DO CABIDO DIOCESANO

CELEBRAÇÃO DE NOSSA SENHORA DAS DORES, PADROEIRA DO SEMINÁRIO DIOCESANO, É MARCADA PELA REVITALIZAÇÃO DO CABIDO DIOCESANO

IMG 6716O dia 15 de setembro de 2016, memória litúrgica de Nossa Senhora das Dores e solenidade da padroeira do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, ficará marcado na história como um momento celebrativo muito especial.

Primeiramente, a grande motivação para a reunião dos cerca de 50 padres da Diocese da Campanha, juntamente com seminaristas e fieis leigos, foi a recordação da intercessão terna e materna de Nossa Senhora das Dores. Ela é, em nossa Igreja Diocesana, de maneira muito particular, a mãe que olha com misericórdia pelas vocações sacerdotais e cuida com carinho dos seminaristas e padres.

A celebração eucarística em honra à Nossa Senhora das Dores aconteceu nesta manhã de quinta-feira, às 10h, na Catedral Santo Antônio, em Campanha. Dom Pedro Cunha Cruz, nosso bispo diocesano, presidente da celebração, ressaltou em sua homilia o papel da Virgem Maria na história da salvação, bem como a íntima relação que existe entre a festa de hoje e a exaltação da Santa Cruz, celebrada no dia anterior, 14 de setembro. Confira, na íntegra, a homilia de D. Pedro nessa liturgia.

 

Ao fim da celebração, deu-se o rito de diplomação de quatro cônegos, marcando a revitalização do Cabido Diocesano da Campanha. Após o juramento de fidelidade e profissão de fé, os cônegos receberam das mãos do Sr. Bispo o barrete e o anel. Em seguida, deu-se a entrega de seus diplomas. O Cabido Diocesano está formado, então, pelos seguintes cônegos e suas dignidades, respectivamente: Côn. Luzair Coelho de Abreu, Arcediago; Côn. José Hugo Goulart e Silva, Arcipreste; Côn. José Douglas Baroni, Chantre; Côn. João Luís da Silva, Tesoureiro-mor. Salientamos que o Côn. José Hugo Goulart e Silva teve sua dignidade confirmada, pois o mesmo já fazia parte do Cabido. Confiamos esses nossos irmãos à proteção de Nossa Senhora das Dores. Que Ela fortaleça, na saúde e na paz, os nossos cônegos!

Outra motivação muito cara que nos reuniu no dia de hoje foi a inauguração do Memorial do Servo de Deus D. Othon Motta. Recordando os 57 anos da chegada de D. Othon à Diocese da Campanha, fomos presenteados com a abertura e bênção do Memorial em sua honra. A casa em que D. Othon residiu nos seus oito últimos anos de vida, situada ao lado do Palácio Episcopal, teve reconstituídos o quarto, escritório e sala de estar, além de apresentar aos visitantes, em outros ambientes, os paramentos, objetos de uso pessoal e muitas fotografias do Servo de Deus. O Memorial de Dom Othon ficará aberto todos os dias e poderá ser visitado por todos os que já tem um carinho especial por esse homem de Deus, bem como por aqueles que desejam conhecer um pouco mais da vida e da história de nosso terceiro bispo diocesano.

A comunidade filosófica do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores agradece a todos que participaram desse dia festivo e colaboraram em sua organização. Que a Senhora das Dores e o Servo de Deus Dom Othon Motta nos ajudem a viver mais plenamente a misericórdia divina e nos animem na busca de nossa santificação.

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva

Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores

 

Imagem do Autor

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também