Diocese
da Campanha

/
/
/
Catequese envida esforços diversos na formação de catequistas

Catequese envida esforços diversos na formação de catequistas

logo catequese

A Pastoral Catequética de nossa diocese está empenhada em formar catequistas para a Iniciação Cristã de crianças, adolescentes, jovens e adultos, quer seja na catequese batismal, na infanto-juvenil de primeira eucaristia e crisma ou no catecumenato com adultos.

Para tanto, em 2020, a Catequese tem 5 iniciativas distintas para a formação dos catequistas:

1. A Escola Bíblico-Catequética Diocesana Dom José Costa Campos com suas três etapas:

a. O DESPERTAR da Escola Bíblico-Catequética Diocesana Dom José Costa Campos: trata-se de um itinerário de formação inicial para novos catequistas, com 6 temas, elaborados pela Equipe Diocesana de Assessores da Catequese, a serem trabalhados nas paróquias numa partilha fraterna entre catequistas mais experientes e catequistas iniciantes;

b. O AVANÇAR da Escola Bíblico-Catequética Diocesana Dom José Costa Campos: encontros mensais, aos sábados, das 8h30 às 16h. de março a novembro, destinados a catequistas formadores ou que tenham potencial para multiplicar os conteúdos em suas paróquias e comunidades. Neste ano, o avançar acontecerá em dois polos:

i.   Caxambu – Catequética Fundamental (80 vagas) e

ii.   Varginha – Pilares da Ação Evangelizadora (80 vagas)

c. O APROFUNDAR da Escola Bíblico-Catequética Diocesana Dom José Costa Campos: um encontro de aprofundamento de um tema específico num final de semana no Centro Diocesano de Pastoral. Este ano o tema será “Catequese e Querigma: um olhar para a catequese dos pequeninos” e acontecerá nos dias 04 e 05 de julho, em Três Corações/MG.

2. Semana de Atualização Catequética: a Equipe Diocesana de Catequese ofereceu a todas as paróquias um roteiro com 5 temas de atualização para catequistas que já estão há muito ou pouco tempo no exercício do ministério. Agora, cada paróquia, de posse do roteiro, deverá planejar a sua semana e realizá-la abrangendo todos os catequistas do batismo, da catequese infanto-juvenil de primeira eucaristia e crisma ou no catecumenato com adultos.

3. Gotas Catequéticas: é o mais novo subsídio mensal da catequese em nossa diocese. Ele circulará por meio digital entre as paróquias e coordenações paroquiais e forâneas, com a possibilidade de ser enviado aos catequistas por meio digital ou ser impresso na paróquia e entregue materialmente aos catequistas. A cada mês o subsídio trará um roteiro para a reunião mensal de catequistas – algo que não pode faltar numa paróquia – e “gotas” (trechos) de livros, poemas, músicas, documentos eclesiais etc.

4. PodCAT: o podcast da Catequese da Diocese da Campanha. Trata-se de um arquivo de áudio de 5 a 8 minutos que você pode ouvir a qualquer momento do seu dia, sobre temas que toca a Catequese e a vida da Igreja, disponibilizados semanalmente nos grupos de whatsapp da catequese, na página da catequese no facebook (https://www.facebook.com/catequesedacampanha) e no CastBox (https://castbox.fm/channel/PodCAT-id2548401?country=br). Este material pode ser reproduzido em programas de rádio das paróquias e mesmo em suas páginas nas redes sociais. Os primeiros já estão disponíveis e toda quarta-feira tem novo PodCAT.

5. Curso para novos coordenadores paroquiais de catequese: uma iniciativa da Província Eclesiástica de Pouso Alegre que acontecerá no dias 29 a 31 de maio, no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações/MG com cerca de 30 vagas para cada diocese da província, destinada a catequistas que há pouco assumiram ou em breve assumirão o ministério da coordenação na catequese paroquial.

 

 

Author picture

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Aconteceu em Belo Horizonte – MG, de 15 a 19 de julho, mais uma edição do Encontro Nacional de