Revmo. Sres. Párocos, Adm. Paroquiais, Revdos. Diáconos, Religiosos e Religiosas, Coordenadores Paroquiais da Pastoral Litúrgica,
“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
Que a alegria e a esperança do Cristo Senhor estejam com todos!
No próximo dia 24 de dezembro, noite do Natal, o Santo Padre, o Papa Francisco, abrirá solenemente a Porta Santa na Basílica de São Pedro, inaugurando o Ano Jubilar dos 2.025 anos da Encarnação do Verbo de Deus, cujo tema, escolhido por ele, é “Peregrinos da Esperança”.
É desejo do Santo Padre que a celebração do Jubileu seja preparada e vivida por cada Igreja Particular de acordo com sua realidade, em comunhão com a Igreja de Roma, mas encontrando formas próprias de vivenciar este ano de graça e de salvação.
Atendendo a este desejo e ao pedido do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, foi montada uma comissão especial (composta de padres, diáconos, religiosas e leigos) que se encarregou de elaborar a programação e os subsídios para as diversas celebrações ao longo do Ano Santo de 2025.
Apresentamos aqui a primeira parte desses subsídios, que são:
- Tríduo Preparatório para o Jubileu a ser realizado nas Paróquias em todas as Missas dos dias 08, 15 e 22 de dezembro enfocando os símbolos escolhidos para marcar este Ano Santo: a Cruz, a Lâmpada e a Carta Pastoral
- A Celebração de Abertura do Ano Santo nas Paróquias a ser realizada na noite do dia 29 de dezembro, Festa da Sagrada Família.
- A Celebração da Adoração Eucarística com o Te Deum a ser realizada nas Paróquias na noite do dia 31 de dezembro, antes da Missa solene de Santa Maria Mãe de
Esperamos que o material elaborado com tanto carinho seja aproveitado por todas as Paróquias na celebração deste evento que certamente ficará gravado para sempre em nossos corações, o “Jubileu da Esperança”.
Campanha, 05 de dezembro de 2024.
Pe. Marcus Vinícius Tertuliano Ribeiro Pela Comissão Diocesana do Jubileu 2025.