O Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, recebeu na 24ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal uma Moção de Aplauso proposta pelo Vereador Lequinho do Gás. À frente da Diocese desde 2015, Dom Pedro foi reconhecido pelo trabalho pastoral, incentivo às ações sociais e proximidade com a comunidade campanhense.
Natural do Rio de Janeiro, nascido em 16 de junho de 1964, Dom Pedro é bacharel em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II. Cursou Teologia na PUC-Rio e obteve mestrado e doutorado em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana e na Pontifícia Universidade Santa Cruz. Foi ordenado sacerdote em 1990, exercendo diversas funções pastorais e acadêmicas na Arquidiocese do Rio de Janeiro, incluindo a docência na PUC-Rio e a direção do Instituto de Teologia da Arquidiocese.
Em 2010, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo Papa Bento XVI. Já em 20 de maio de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo-coadjutor da Diocese de Campanha, função que exerceu até 25 de novembro do mesmo ano, quando foi oficialmente empossado como 7º Bispo Diocesano de Campanha. Entre 2018 e 2023, foi membro da Comissão de Doutrina da Fé da CNBB e atualmente é bispo referencial da Pastoral da Educação e Cultura do Regional Leste 2.
Desde que chegou à Campanha, Dom Pedro se dedica a aproximar a Igreja da comunidade, apoiar projetos sociais e fortalecer a vida pastoral.
Fonte: https://www.campanha.mg.leg.br/