No último dia 17 de dezembro de 2021, nossa Diocese avançou mais um passo na execução do último Plano de Pastoral, no que tange à implantação do Diaconado Permanente. Foram admitidos a candidatos à Ordem Sacra e professaram publicamente a fé os 16 alunos que terminaram o período de formação teológica da Escola Diaconal São Lourenço Mártir. A celebração aconteceu no Oratório do antigo Colégio Sion, hoje Cúria Diocesana, pela presidência do nosso Pastor Dom Pedro Cunha Cruz. Com a presença do Diretor da Escola, Padre Alex José Adão, do Padre Wellington Franklin Gomes, do Diácono Marcelo Dantas, dos familiares dos candidatos e de funcionários da Cúria, da Mitra e do tribunal eclesiástico.
Segundo o Pontifical Romano, “Celebra-se o Rito de Admissão a candidato às Ordens Sacras, quando se pode verificar que o propósito dos aspirantes, baseado nos dotes necessários, atingiu suficientemente o amadurecimento” (Pontifical Romano, pag. 255). Isso se dá quando o Senhor Bispo reconhece publicamente que tais pessoas podem ser oficialmente incluídas entre os candidatos a receber o Sacramento da Ordem, sejam os que aspiram a ordenação presbiteral ou a ordenação diaconal. Esses senhores, depois de cerca de 05 anos de formação, foram apresentados pelos formadores como aptos para receberem o Sacramento da Ordem.
Os candidatos, que ainda estão sendo acompanhados pela Escola Diaconal, têm também um breve caminho a seguir antes da Ordenação. Além do exercício do ministério de Acólitos e Leitores em suas comunidades, sobretudo nas festas litúrgicas do final do ano, irão também participar um retiro espiritual, no mês de janeiro de 2022. Como dizia o senhor bispo em sua homilia, rezemos para que estes homens sejam bons pastores, sobretudo no seguimento do Cristo Servo, atuando na dimensão social e caritativa, que tanto precisamos hoje em dia, na Igreja e na sociedade.