/
/
/
Admissão de seminaristas à Comunidade Teológica Nossa Senhora do Carmo, em Pouso Alegre

Admissão de seminaristas à Comunidade Teológica Nossa Senhora do Carmo, em Pouso Alegre

capa Na noite do último dia 28 de fevereiro, os seminaristas da etapa configurativa receberam na Comunidade Teológica Senhora do Carmo, em Pouso Alegre/MG, o senhor bispo diocesano, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Pedro Cunha Cruz. Na ocasião, foi celebrada a Santa Missa de admissão dos novos seminaristas desta etapa: Israel e Jonathan. A Celebração Eucarística com o pedido de admissão à nova comunidade retoma uma das características e exigências da formação presbiteral, presente na Ratio Fundamentalis: a integralidade do processo formativo a partir das etapas da formação inicial.

O tempo dos estudos teológicos ou etapa configurativa, conforme assinala a Ratio Fundamentalis (Cf. n. 68), é o período em que o candidato se une mais intimamente a Cristo, a fim de se configurar à sua imagem e realizar um amadurecimento ainda maior. Nesse sentido, lembra ainda o documento que o seminarista é chamado a sair de si mesmo para caminhar, em Cristo, em direção ao Pai e aos outros, abraçando o chamado ao sacerdócio, e empenhando-se em colaborar com o Espírito Santo para realizar uma síntese interior, serena e criativa, entre força e fraqueza (n. 29).

A presença do bispo diocesano foi de suma importância nesse momento, pois reafirmou sua figura de Pai e Pastor e de ser o primeiro responsável pela formação presbiteral. As palavras de Dom Pedro suscitaram importantes reflexões a respeito da exigência da vocação, partindo da própria liturgia, na qual foi apresentada a postura daqueles que são chamados por Deus: o temor do profeta diante do mistério e a responsabilidade do discípulo ao seguir Jesus, pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate em favor de muitos (Mt 20,28).

Com a admissão à comunidade teológica destes dois seminaristas, a etapa configurativa conta com o número de 17 seminaristas. Em suas palavras Dom Pedro ressaltou a bondade de Deus ao suscitar frutuosas vocações em nossa diocese e agradeceu pelo sim de cada seminarista.

Após a celebração todos se reuniram para registrar tal momento e em seguida para o jantar com a presença do senhor bispo e do reitor da comunidade teológica.

Israel Filipe Silva – Seminarista do 1º ano da etapa configurativa

Fotos: Seminaristas 

Imagem do Autor

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Uma comitiva de 13 pessoas, dentre as quais: Pastoral Diocesana da Ecologia Integral, Pastoral da Juventude, Pastoral Afro e