“Eu não estou aceitando as coisas que eu não posso mudar, estou mudando as coisas que eu não posso aceitar.” Ângela Davis
No dia 20 de novembro de 2025, na Igreja do Rosário e São Benedito, no bairro da Lavra, na cidade Cambuquira aconteceu a Celebração Diocesana do dia Nacional da Consciência Negra, pela Pastoral Afro-Brasileira.
Estiveram presentes comitivas ou caravanas das cidades de São Lourenço, Três Pontas, Varginha, Caxambu e Carmo da Cachoeira e os moradores de Cambuquira.
Iniciou-se com a acolhida e café a todos os participantes do evento. Logo em seguida foi a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Eduardo Binna, da Arquidiocese de São Paulo, concelebrada pelo Pe Alex, com a participação Diácono Vitor, num clima de muita alegria e espiritualidade Cristã. Após Celebração, ambiente externo, houve um momento cultural em torno dos Baobás, planteis pela senhora Geralda Marfisa, do Instituto Marfisafro, que salientou a importância da planta para a cultura de nossos irmãos de África e de igual significado para nós brasileiros. Contou-se ali com o belo canto do Coral das Mulheres Afras e a apresentação da Capoeira.
Dando prosseguimento ao evento, houve apresentação da Congada Jovem e da Associação Afro de Cambuquira.
Houve a apresentação do Canto e jogo da Capoeira sendo o grupo de crianças e adolescentes.
No momento de conscientização foram citadas as ações da culturais e as políticas públicas afro-brasileira realizadas pela: Associação Afro Cambuquira, ACELERA(Associação Cultural, Educacional, Lazer, Rural Afro – Carmo da Cachoeira), Instituto Marfisafro, CECAB (Centro Caxambuense Afrobrasileiro) e da Pastoral Afro-Brasileira Diocesana.
Finalizou-se com uma deliciosa feijoada preparada pelo grupo de leitura Yalodê de Cambuquira. O evento teve momentos de muita alegria, aprendizado e partilha de saberes.
“Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto já é realidade” (Miguel de Servantes)
Pastoral Afro-Brasileira – Diocese da Campanha










