/
/
/
Festa da Aliança na Comunidade Rural da Carapuça – Três Pontas/MG

Festa da Aliança na Comunidade Rural da Carapuça – Três Pontas/MG

Em outubro, todos os anos a comunidade se reúnem para fazer memória e relembrar a primeira Aliança de Amor selada entre o Pe José Kentenich e os seminaristas com a Mãe de Deus que se realizou em 18 de outubro de 1914 no Santuário de Schoenstatt.

Neste Ano Santo e Jubilar, a tradicional Festa da Padroeira que leva o título de Mãe e Rainha aconteceu entre os dias 16 a 19 de outubro.

A missionária do local, Rosilene Pereira Adão Cardoso, juntamente com a Paróquia Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda e demais colaboradores, organizou um evento celebrativo que teve início no dia 16 de outubro, com a Celebração da Palavra, às 19h, contando com a participação da Comunidade Nossa Senhora do Rosário (Quilombo).

No dia 17 de outubro, aconteceu o terço, com a participação do grupo Terço Amor de Mães, às 20h.

Já no dia 18 de outubro, Dia da Aliança de Amor, realizou-se novamente a Celebração da Palavra, às 19h, com a presença da Comunidade Santa Rita de Cássia (Morro Vermelho).

Encerrando as comemorações, no dia 19 de outubro – Festa da Aliança, os coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina realizaram uma peregrinação até a comunidade. Durante o trajeto de ônibus – aproximadamente 15 km de distância, sendo boa parte por estrada de terra – foi rezado o Terço da Misericórdia.

Antes da Santa Missa, o Embaixador da Causa de Beatificação do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon, Adilson Carlos Pedro, convidou todos a rezarem a oração pedindo a Deus pela sua beatificação.

Em seguida, Cleusa Maria da Silva, coordenadora paroquial da Campanha da Mãe Peregrina no Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda, que organizou um ônibus com 50 peregrinos, deu seu testemunho.

Ela recordou que, no ano anterior, a ida havia sido cancelada devido às fortes chuvas. E que, neste ano, novamente a previsão era de tempo instável, mas ela recorreu à Mãe e Rainha, pedindo que intercedesse junto a seu Filho Jesus para que o tempo permanecesse firme, possibilitando a participação de todos nessa data tão especial. E a graça foi alcançada!

Na homilia, o celebrante Padre Aloísio Gustavo Dias, carinhosamente conhecido como Pe. Lil, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo do Meio/MG, convidou os presentes à reflexão sobre o Evangelho:

Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

O sacerdote ressaltou a importância de permanecermos vigilantes na oração e colocarmos em prática o Evangelho, lembrando que devemos “rezar sempre e nunca desistir.”

Ensinou ainda que ao despertarmos, em primeiro lugar, devemos agradecer a Deus e à Santíssima Trindade pelo dom da vida, e que ao longo do dia e da noite, pequenas orações podem nos fortalecer e nos aproximar cada vez mais do Criador.

Ao final, foi realizada a Renovação da Aliança de Amor, e o quadro da Mãe e Rainha, presente na capela desde sua inauguração em 30 de maio de 1999, foi coroado pelo celebrante Pe. Aloísio, juntamente com um casal Edelson Santana da Silva e Patrícia Silva Machado, representando a comunidade local. Nesse momento, algumas imagens peregrinas e outras capelinhas também foram coroadas.

O coordenador de cidade, Aloísio José Corrêa, expressou palavras de agradecimento aos presentes, solicitou que fosse entregue um quadro da Mãe Três Vezes Admirável ao Pe. Aloísio, realizou sorteios de brindes e convidou todos a se unirem em orações e ofertas ao Capital de Graças, para que o projeto de oficialização e elevação da Capela Mãe Rainha a Santuário-Lar Paroquial com o título: “A Mãe de Deus Cuidará” possa, em breve, se tornar realidade.

Encerrando este momento de fé e comunhão, foi servido um lanche de confraternização, fortalecendo ainda mais os laços de amizade entre os membros do movimento da zona urbana e da zona rural.

 

Por: Adilson Carlos Pedro

Matéria, fotos e vídeos

Foto de Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também