“É tempo de júbilo em nossa vida”
A Semana Nacional da Família (2025) começa no próximo dia 10 de agosto, e queremos que este seja um momento único e bem vivenciado nas comunidades eclesiais e nas famílias. Neste ano, a iniciativa está em sintonia com a celebração do Ano Jubilar com o tema: “É tempo de Júbilo em nossa vida”, com o lema “Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5)”.
A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza alguns arquivos (material gráfico), dicas de fontes e imagens da Semana Nacional da Família, que será celebrada entre os dias 10 e 16 de agosto em todo o país. O objetivo é possibilitar que as paróquias e comunidades de todo o país possam elaborar suas próprias artes para os encontros e divulgar o momento de reflexão sobre a família no contexto do Jubileu.
Acesse nesse link o material gráfico que pode ser usado para a divulgação da Semana Nacional da Família em sua paróquia: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1ePYnKRNfi9BrFT-cscHx7H0MqPsBfmKA
Além disso, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB propõe ações para aprofundar as reflexões do Hora da Família e promover uma verdadeira experiência evangelizadora em favor da família:
- Comunhão
Promova a integração da Pastoral Familiar com outras pastorais, movimentos, escolas e serviços da paróquia ou diocese. A união fortalece a participação de todos na Semana Nacional da Família e amplia o alcance da missão.
- Celebrações
Utilize o subsídio Hora da Família como guia para os encontros diários e celebrações. Incentive:
- Missa de abertura e encerramento da Semana;
- Distribuição de orações e mensagens sobre a família;
- Caminhadas com o terço nas ruas;
- Encontros de oração nas casas.
O Hora da Família 2025 já está disponível. Adquira pela loja da CNPF ou WhatsApp (61) 3443-2900.
- Ato concreto
Destaque a presença da família na cidade com:
- Carreatas em horários de comércio movimentado;
- Caminhadas paroquiais com faixas e cartazes;
- Ações solidárias em favor de famílias carentes.
- Divulgação
Os coordenadores podem dar entrevistas e divulgar as ações nos meios de comunicação. Também é essencial reforçar a presença nas redes sociais. Marque @pastoralfamiliarcnbb e @familiarcampanha para ampliar o alcance da campanha.
- Encerramento
Reúna os participantes no último dia para partilhar experiências e graças recebidas. Faça desse momento uma celebração festiva e evangelizadora.
Que a Sagrada Família de Nazaré possa interceder por todas as nossas famílias e pelo bom êxito da Semana Nacional das Famílias em nossas comunidades eclesiais.
Mais informações:
https://vidaefamilia.org.br/ e https://www.instagram.com/familiarcampanha
Diácono Elias de Souza Flauzino – Assessor diocesano da Pastoral Familiar

