Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos recebidos em criança são os ensinamentos decisivos que permanecem firmes na vida quotidiana, mesmo quando se cresce. A família, dentro da qual a criança aprende a dar seus primeiros passos e a dizer as primeiras palavras, como “mãe” ou “pai”, “obrigado” e “por favor”, é também o lugar onde se ensina a rezar e a dizer “obrigado” ao Senhor.
Em nossa realidade diocesana, muitas são as famílias que rezam diariamente o Santo Terço, no fim do dia. Valorizando essa expressão popular da fé, nossas famílias são chamadas a rezar o terço mariano pelo bom êxito de nossa Romaria Diocesana, no dia 11 de julho, a partir das 18h. Haverá um roteiro para esta oração, em anexo.
O convite para este momento de oração em família deve ser feito para todas as famílias da comunidade paroquial, inclusive motivando-as a peregrinarem ao Santuário Nacional. Contudo, aquelas que não poderão viajar, são convidadas a rezar a Santa Missa pela televisão, através da TV Aparecida, no dia 10 de agosto às 9h, e pela Rádio Diocesana FM 100,3.