Diocese
da Campanha

/
/
/
1º Encontro Diocesano dos Movimentos Marianos

1º Encontro Diocesano dos Movimentos Marianos

MANHÃ COM MARIA

Maio é o mês de Nossa Senhora

A Campanha da Mãe Peregrina faz parte deste grupo, sendo representada pelo Movimento Mãe Rainha, juntamente aos demais, Legião de Maria e Congregação Mariana.

Com o objetivo de caminhar juntos em sintonia com a sinodalidade, os movimentos marianos se reuniram na cidade de Elói Mendes, no dia 11 de maio de 2024.

O encontro iniciou-se às 8h com o café da manhã, que foi preparado e servido pelos casais da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora Aparecida que sediou o evento.

8h30 – O Casal animador, Letícia Mendes de Carvalho Freitas e Wagner de Freitas Silva, coordenadores da campanha na cidade de Elói Mendes, fazem a acolhida das cidades que se fizeram presentes com representantes de: Boa Esperança, Cambuquira, Elói Mendes, Natércia, Soledade de Minas, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Em seguida, o casal Lúcia Helena Pereira e José Richardson Pereira, que são os novos membros da Equipe Diocesana da Mãe Peregrina, conduzem a oração inicial.

Logo após Padre Cássio Zacchi Lima Simões, diretor espiritual, explica aos presentes o motivo da criação deste grupo, e ressaltou que o Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, falou da proposta de unir os segmentos para caminhar juntos e trocar experiências, no sentido de fortalecer cada vez mais as ações em conjunto na diocese.

Dando sequência, foi a vez dos coordenadores dos segmentos falarem dos objetivos principais de cada grupo.

* Vitor Benedito Graciano, coordenador da Congregação Mariana – Ressaltou que o objetivo do Congregado Mariano é o louvor a Nossa Senhora e torná-la conhecida como modelo da comunidade cristã, pelas suas virtudes, sua união com Cristo e a preocupação com o bem da comunidade e diversos setores e a reza do terço como devoção a Nossa Senhora.

* A presidente da Legião de Maria – Sandra Goreti Carneiro Penha, disse que a reza do terço mariano é um dos pilares e manifestou sua grande alegria e satisfação com a união de toda equipe. E na oportunidade, a secretaria Margarida Maria Pederiva Silva, relatou durante a sua fala aos presentes, os trabalhos realizados pelos legionários…
Visita a todas as famílias, católicas ou não, sem distinção de classe social e à instituições, recintos comerciais e outros, catequese, visitas a doentes nos lares e hospitais, visitas a famílias enlutadas e a idosos, trabalho com menores carentes, presos, viciados, prostitutas, enfim, a todas as pessoas que, de algum modo, estão necessitando de uma palavra de conforto, de esperança e de solidariedade.

* Campanha da Mãe Peregrina – conhecido como Movimento Mãe Rainha, o casal Adilson e Rosilene que articulam os trabalhos e que são os representantes do movimento na diocese, destacam a evangelização das famílias com a imagem peregrina, como principal.
E a Aliança de Amor, como uma forma de devoção a Nossa Senhora, relembrando a origem do Pai Fundador, Servo de Deus Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, com ofertas ao capital de graças.
E que o Santo Terço tantas vezes recitados pelo Servo de Deus, João Luiz Pozzobon – iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, chegando a 15 terços diários, ele pode servir de incentivo para os missionários abraçarem o projeto de convidarem suas 30 famílias, para juntos se unir a esta grande corrente de oração.

O canto ficou a cargo de Daniel Lebre do Ministério Sol Nascente, e o ponto forte do encontro foi a palestra: Maria na vida da Igreja, que foi ministrada pelo casal Diácono Messias Pereira e sua esposa Vera Lúcia Oliveira Pereira.

Embora cada segmento tenha a sua particularidade, uma coisa em comum que os une é a oração do terço mariano. E para finalizar o encontro, Cleusa Maria da Silva, coordenadora do movimento na Paróquia Santuário Diocesano Nossa Senhora D‘Ajuda na cidade de Três Pontas, conduz o terço mariano meditado. Cada mistério com as cores dos continentes, que eram mencionados no decorrer da recitação, além de intenções especiais como para o povo do Rio Grande do Sul, que são nossos irmãos e estão sofrendo com as enchentes.

Ao final, foi servido um delicioso almoço de confraternização, encerrando uma manhã cheia de graças e bênçãos, onde muitos testemunhos foram relatados pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.

Adilson Carlos Pedro e Rosilene Aparecida da Silva Pedro – Movimento Mãe Rainha

 

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Rede Século 21 chega à cidade de Campanha – MG Sintonize o canal 50.1 em sua TV e assista