Diocese
da Campanha

/
/
Clique e veja as informações sobre a Romaria Diocesana 2024

Clique e veja as informações sobre a Romaria Diocesana 2024

ROMARIA DIOCESANA AO

SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

“Como família diocesana viemos rezar na casa da Mãe Aparecida”

 

INFORMAÇÕES GERAIS

– Cada paróquia deve organizar sua excursão para a Romaria Diocesana, esforçando-se por levar ao menos um ônibus com os fiéis. Será importante motivar as lideranças paroquiais, os membros do CPP e CAP para este momento. Se for possível a paróquia pode até subsidiar a viagem, pagando ao menos parte das passagens, de acordo com cada realidade.

– As forças-vivas da Diocese também são chamadas a organizar excursões para nossa Romaria Diocesana (Ex.: Pastoral Familiar, Terço dos Homens, Mães que oram, OVS…)

– É importante lembrar, ainda, que o Sr. Bispo espera a presença dos padres e diáconos na Romaria. Por isso, autoriza que sejam desmarcadas as atividades paroquiais neste dia.

– Será muito bom que as paróquias façam suas camisetas para a Romaria, de forma a termos unidade dos fiéis no Santuário Nacional. A Coordenação Diocesana de Pastoral enviará às paróquias uma arte/modelo padrão que poderá ser utilizado para as confecções das camisetas em cada paróquia. Também iremos fazer orçamentos para um pedido diocesano, com preço melhor, para que os vigários foraneos combine com os padres a melhor opção.

AS FAMÍLIAS EM ROMARIA DE ORAÇÃO

– Inúmeras vezes o magistério da Igreja reitera a importância da oração na família e recorda como os primeiros ensinamentos recebidos em criança são os ensinamentos decisivos que permanecem firmes na vida quotidiana, mesmo quando se cresce. A família, dentro da qual a criança aprende a dar seus primeiros passos e a dizer as pri­meiras palavras, como “mãe” ou “pai”, “obrigado” e “por favor”, é também o lugar onde se ensina a rezar e a dizer “obrigado” ao Senhor.

– Em nossa realidade diocesana, muitas são as famílias que rezam diariamente o Santo Terço, no fim do dia. Valorizando essa expressão popular da fé, nossas famílias são chamadas a rezar o terço mariano pelo bom êxito de nossa Romaria Diocesana, no dia 11 de julho, a partir das 18h. Haverá um roteiro para esta oração, em anexo.

– O convite para este momento de oração em família deve ser feito para todas as famílias da comunidade paroquial, inclusive motivando-as a peregrinarem ao Santuário Nacional. Contudo, aquelas que não poderão viajar, são convidadas a rezar a Santa Missa pela televisão, através da TV Aparecida, no dia 10 de agosto às 9h.

 

AS CASAS RELIGIOSAS EM ROMARIA DE ORAÇÃO

– No Ano dedicado à oração, os mosteiros de clausura e as casas religiosas ocupam sem dúvida um lugar muito importante no compromisso orante. Os mon­ges e as monjas, os religiosos e religiosas, de fato, consagram totalmente a sua vida a Deus e dedicam uma parte essencial da sua vida quotidiana ao encontro com Deus através da oração.

– Por isso, as Casas Religiosas presentes em nossa Diocese são convocadas a rezar pela nossa Romaria Diocesana, e também os seus membros são chamados a peregrinar ao Santuário Nacional, explicitando os diversos carismas presentes em nossa Igreja local.

– Será enviado a estas comunidades um roteiro de oração para ser rezado por todas, ao mesmo tempo, no dia 20 de julho, ao meio dia, na oração do Angelus.

 

A COMUNIDADE PAROQUIAL EM ROMARIA DE ORAÇÃO

– No dia 27 de julho, cada Paróquia deverá reunir os romeiros em um momento celebrativo, uma Adoração ao Santíssimo Sacramento.

– Conforme roteiro anexo, os fiéis romeiros se reunirão antes da missa das 19h para este momento. O padre, animador da Romaria, conduz a celebração com o povo. Valorizar o horário das 18h, marcado pela devoção à Virgem Maria.

– No final deste encontro, os fiéis receberão as orientações para a Romaria Diocesana, rumo à Aparecida/SP.

– Se as camisetas estiverem prontas, os romeiros podem utilizá-las neste momento também.

OS SANTUÁRIOS DIOCESANOS E BASÍLICAS EM ROMARIA DE ORAÇÃO

– No dia 3 de agosto, sábado anterior a nossa Romaria, os santuários diocesanos, lugar de peregrinação dos nossos fiéis, devem no horário próprio da santa missa local realizar, conforme roteiro anexo, um momento de oração. Será muito bom que aconteça na missa da parte da manhã, para participação de peregrinos.

– A oração nos lugares santos adquire uma maior profundidade, cujo eco ressoa não apenas na pessoa que reza, mas em toda a comunidade de fé. Por isso, o Papa Francisco sublinhou que é precisamente esta oração que que faz dos santuários lugares fecundos, para que a piedade popular seja sem­pre alimentada e os fiéis cresçam na consciência do amor de Deus.

– Será muito oportuno que, ao menos as paróquias vizinhas, possam se organizar para se unirem em oração nestes santuários. Os padres que puderem também são chamados concelebrar a santa missa.

– Se as camisetas estiverem prontas, os romeiros podem utilizá-las neste momento também.

 

A FAMÍLIA DIOCESANA EM ROMARIA DE ORAÇÃO

– Os encontros preparatórios farão com que os fiéis romeiros se sintam motivados para a viagem ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, além de colocar toda a família diocesana unida neste momento bonito de comunhão e oração. Lá será o grande encontro dos diocesanos com seu pastor, nosso Bispo Dom Pedro, aos pés da Mãe Aparecida.

– As romarias devem se organizar para saírem em viagem com tranquilidade e chegar à Aparecida/SP até às 5h da manhã, do dia 10 de agosto. Na saída de cada romaria, haverá um momento de oração dentro do ônibus, conforme roteiro anexo.

Às 6h iremos nos encontrar diante da tribuna Dom Aluísio Lorcheider do Santuário para rezarmos o terço. No final do terço, poderemos todos nos reunir para uma grande foto da família diocesana.

– Após a oração do terço e bênção do Bispo, teremos tempo para o café da manhã até o momento da Santa Missa.

A Santa Missa, presidida pelo nosso Bispo Diocesano e concelebrada pelo Clero, será às 9h no altar central do Santuário Nacional. Os fiéis que conseguirem chegar com antecedência ao Santuário poderão tomar lugares mais a frente; quanto mais unidos, maior visibilidade da nossa comunhão na Romaria Diocesana.

– No retorno das Romarias, dentro dos ônibus, haverá um momento de oração em ação de graças, conforme roteiro anexo.

 

DATA ATIVIDADE RESPONSÁVEL PELOS ROTEIROS
11 de julho, a partir das 18h Terço Mariano em Família Pastoral Familiar
20 de julho, 12h Angelus nas Casas Religiosas CRB Diocesana
27 de julho, 18h Adoração ao Ssmo. Sacramento nas Paróquias MESC
3 de agosto, no horário de missa Preces e Oração no final da missa, nos Santuários Diocesanos e Basílicas Equipe do Folheto Diocesano
10 de agosto Saída e Retorno das Romarias: oração dentro do ônibus Equipe dos Círculos Bíblicos
10 de agosto, 6h Terço na Tribuna Dom Aluísio Lorcheider, no Santuário Nacional de Aparecida/SP Seminaristas da Teologia
10 de agosto, 9h Santa Missa no altar central do Santuário Nacional de Aparecida/SP

 

Diocese da Campanha

Diocese da Campanha

Compartilhar:

Categorias:

Diocese

Formações

Leia Também

Entre os dias 15 e 18 de julho aconteceu em Belo Horizonte/MG, o 7° Encontro de Formação Litúrgica para