Paróquia São Tomé (São Thomé das Letras/MG)

sao thome

A Serra das Letras é conhecida desde tempos imemoriais. Os hieróglifos, segundo a lenda do lugar, vem de São Tomé, ele (ou sua imagem) permaneceu ali por muito tempo e, ao sair da gruta, deixou aquelas inscrições, ou letras. As figuras alegóricas são também atribuídas aos índios que perambulavam pela região. O Padre Francisco Álvares Torres é pois, o afamado padre jesuíta que dera nome ao lugar; foi aquele que procurou na Serra das Letras um lugar mais próximo de Deus, na contemplação das maravilhas da natureza. Realmente, ao lado do admirável belvedere daqueles píncaros, pode-se apreciar uma vegetação singular e abundante, composta especialmente de orquídeas e de cactos que se casam nos interstícios das rochas fincadas no solo. Foi a pedido do Padre Francisco que a autoridade diocesana concedeu a licença a 9 de março de 1770.

Criada em 09/03/1840
Comunidades Rurais: 15
Comunidades Urbanas: 02
Praça Barão de Alfenas, 70