Festa de São Sebastião, 2021 – Paróquia São Sebastião – Varginha

141039941 1376346056032281 4087692805885102714 o

São Sebastião, Exemplo de Fraternidade

Com júbilo realizamos mais uma novena e Festa de São Sebastião. A festa do padroeiro é sempre um sopro de renovação e de vitalidade da fé, tornando-se forte momento de evangelização. Embora com todas as restrições causadas pela pandemia, vivenciamos mais um tempo da graça de Deus.

Este ano, usamos como base para as nossas reflexões a Carta Encíclica do Papa Francisco, «FRATELLI TUTTI», sobre a Fraternidade e a Amizade Social. Sendo assim, o novenário foi um período imprescindível no processo de evangelização, pois nos ajudou a congregar o povo de Deus. Embora com a presença restrita dos devotos, milhares de pessoas rezaram conosco em diversas localidades através das transmissões pelas mídias sociais da Paróquia.

Durante o novenário, contamos com a presença de diversos padres, os quais nos ajudaram a refletir sobre a temática proposta: São Sebastião, Exemplo de Fraternidade. Embasados na Carta Encíclica do Papa Francisco, «FRATELLI TUTTI» sobre a Fraternidade e a Amizade Social. Embora com a presença restrita dos devotos, por meio das mídias sociais, milhares de pessoas rezaram conosco.

Tudo foi coroado no dia da festa do nosso padroeiro. Presidiu a Santa Missa o nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Cunha Cruz. A presença do nosso Pastor é sempre motivo de alegria para todos, pois, “onde está o bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja católica” (Santo Inácio).

Em sua homilia, Dom Pedro nos lembrou o testemunho de fé e coragem de São Sebastião. “São Sebastião, após as diversas pedradas e pauladas que recebeu como uma segunda pena, chama-nos a atenção por sua representação diante do Imperador Diocleciano. Pra dizer quantas vidas eu tiver, eu lhe darei, não para o imperador, mas para Cristo. Quis estender a sua vida até este momento testemunhal. Essa é a imagem do Bom Pastor que dá sua vida por suas ovelhas. Ele se apresenta com este proposito no coração”.

Dom Pedro, exortou-nos a permanecer firmes na fé e no testemunho de Jesus Cristo. “Mas tem uma coisa forte que permanece em nós, que é o sentido da nossa vida que é a nossa fé. Tudo o que estamos vivendo vai marcar profundamente a nossa humanidade. Os que conseguiram chegar à Terra Prometida foram aqueles que não duvidaram da Palavra de Deus, dita por Moises. Que não perderam a fé na travessia do deserto. Os que perderam a fé, ficaram pra trás, mortos pelo calor, pelo vento do deserto. Mas só chegou de fato, à Terra Prometida quem tinha uma fé viva e perseverante”.

“A raiz da alegria é a gratidão.” Por isso, restam-nos os sinceros agradecimentos pela participação de todos. Agradecimentos às nossas Comunidades, Grupos, Pastorais e Movimentos, funcionários da Paróquia, seminarista Gabriel e a todos que nos ajudaram. Deus os abençoe!

Que São Sebastião continue nos animando, nos encorajando e nos inspirando para continuarmos crescendo como Igreja. Foi uma festa atípica, haja vista que estávamos acostumados a celebrar a Novena e a Festa de São Sebastião com a Igreja Repleta de fiéis. Porém, tudo foi preparado e celebrado com muita espiritualidade.

“Ser cristão é viver e testemunhar a fé na oração, nas obras de caridade, no promover da justiça, no fazer o bem. Pela porta estreita que é Cristo deve passar toda a nossa vida.” (Papa Francisco).

Por fim, peçamos ao glorioso Mártir que nos ajude a testemunhar e viver o amor, o perdão, a caridade e a renúncia sempre em favor da vida e da acolhida do irmão.

São Sebastião, rogai por nós!

Pe. Roberto