SEMANA MISSIONÁRIA E EUCARÍSTICA: EUCARISTIA FONTE DE UNIÃO, COMUNHÃO E MISSÃO

WhatsApp Image 2023-01-25 at 13.17.20Aconteceu, entre os dias 15 e 22 de janeiro, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Coqueiral/MG, a Semana Missionária e Eucarística: “Eucaristia, fonte de união, comunhão e missão”. Estiveram presentes os seminaristas das etapas discipular e propedêutica do ano de 2022, que se propuseram a responder o apelo do Senhor: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mt 16, 15).

A experiência missionária constitui um elemento importante para a formação presbiteral, pois proporciona ao vocacionado vivenciar uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco (EG, n. 20), a fim de que, em contato com a dimensão humana das comunidades, possa testemunhar o encontro com Cristo e ser porta-voz da Boa Notícia.

Neste ano, a semana missionária revestiu-se de uma espiritualidade eucarística, pois quem recebe a Eucaristia entra em comunhão com Jesus, logo participa de sua missão evangelizadora. Ao longo da semana o Santíssimo Sacramento ficou exposto durante o dia na Igreja Matriz, para que a comunidade pudesse aproximar-se do Divino Mestre, que continuamente envia-nos a anunciar o Evangelho. Desse modo, impulsionados por este encontro transformador, os seminaristas visitaram as famílias das diversas comunidades rurais e urbanas e realizaram momentos formativos com as pastorais e movimentos da Paróquia.

No domingo, dia 22 de janeiro, os seminaristas se reuniram na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, para render louvores a Deus pelo trabalho realizado nas comunidades paroquiais, na Celebração Eucarística presidida pelo pároco, Pe. André Rodrigues Vilas Boas, que em sua homilia ressaltou a importância da identidade missionária da Igreja. Após a celebração, houve um momento de partilha e testemunho das experiências vivenciadas.

Miguel Soares dos Reis