REALIZADA INSTALAÇÃO DA REGIÃO PASTORAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM BOA ESPERANÇA / MG

DSCN4316No dia 10 de setembro de 2019, aconteceu a instalação da Região Pastoral Nossa Senhora das Graças em Boa Esperança/MG. Esta é composta pela Comunidade Nossa Senhora das Graças, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Dores, e pela Comunidade Senhor Bom Jesus, desmembrada da Paróquia Santa Rita, e pelas comunidades rurais circunvizinhas.

Grande número de pessoas se reuniu às 18 horas para rezar o Terço Mariano na Igreja Nossa Senhora das Graças e em seguida saiu em procissão com a imagem da Senhora das Graças em direção à Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde foi presidida a Santa Missa pelo Sr. Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, e concelebrada por padres e diáconos das paróquias vizinhas.

No início da missa do 5º dia da Novena de Nossa Senhora das Dores, Padre Vânis Vieira da Cunha, Vigário forâneo da Forania Beato Padre Victor, leu o decreto de instalação da nova Região Pastoral. No decreto foram delimitadas as divisas da Região Pastoral com as outras paróquias e os bairros que a compõem.

Dom Pedro, durante a homilia, contou aos fiéis como foram os primeiros passos que antecederam o dia da criação da “quase-paróquia” e falou sobre a importância desta para ampliar o cuidado e a evangelização dos fiéis católicos em Boa Esperança. Também disse, usando uma metáfora, que assim como uma mulher gera um filho por nove meses, a “gestação” desta nova paróquia pode durar o mesmo tempo ou até mesmo “nascer precoce”, dependendo do andamento dos trabalhos.

No final da celebração, foi feita a leitura e assinatura da ata de instalação da Região Pastoral Nossa Senhora das Graças e Padre Jean Steferson Pereira, coordenador desse processo, lançou um Livro de Ouro que, sob as bênçãos do Bispo Diocesano, será usado para angariar doações para os trabalhos de evangelização e organização estrutural da Região Pastoral Nossa Senhora das Graças. Também entregou ao Bispo, padres, diáconos e todos os fiéis um folder explicando o que é uma Região Pastoral e quais serão os horários de atendimento da mesma, nas comunidades a ela ligadas.

A Região Pastoral, ou conforme o Direito Canônico a “quase-paróquia”, é, na Diocese, uma determinada comunidade de fiéis confiada a um sacerdote como o pastor próprio, ainda não erigida como paróquia por circunstâncias especiais, que neste caso específico, referem-se a falta de algumas condições mínimas necessárias à subsistência como Paróquia, entre elas, a falta de organização de uma secretaria paroquial, construção ou compra de uma casa paroquial e um carro, além de ajustes litúrgicos nas igrejas. Estas e outras demandas devem ser sanadas neste período de Região Pastoral.

Que Nossa Senhora das Graças possa abençoar essa porção do Povo de Deus que caminha a passos largos para criação de uma nova paróquia em Boa Esperança e na Diocese da Campanha.

PASCOM – Paróquia Nossa Senhora das Dores