Realizada a Dedicação da Igreja de São José em Campanha

capDesde o dia 8 de dezembro do ano passado até à solenidade de Cristo Rei deste ano, vivemos imersos no Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco, para a recordação desta figura singular no projeto divino, este homem de fé, obediente e humilde, o Pai Adotivo de Jesus, que se tornou o chefe da Sagrada Família, o despenseiro dos bens celestes, a fim de “aumentarmos o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo".

Agora, às vésperas da Imaculada Conceição, temos a oportunidade de oferecer a São José este bonito presente: a sua Igreja reformada e preparada para a celebração dos mistérios de Cristo, Nosso Senhor.

No ano de 1951 a pedra fundamental desta igreja foi abençoada e a sua conclusão aconteceu no ano de 1954. Muitos aqui celebraram os sacramentos, batismo, eucaristia, matrimônio... Sob este teto muitos foram catequizados pelos esforços das irmãs de Sion, unidas aos fiéis da Paróquia.

O tempo passou e temos agora a nossa Igreja de São Jose reformada. Precisamos de ânimo novo para o serviço missionário e o anúncio de Jesus. Este não pode ser apenas um templo, mas a sua dedicação hoje celebrada deve lembrar-nos que somos nós as pedras vivas do edifício espiritual de Cristo, para com renovado ardor conclamarmos todos à experiência da Fé.

São José, o patrono universal da Igreja olhe por todos os que aqui estamos e, de modo especial, seja propício a todos os que colaboraram com a reforma desta igreja. Gratidão, dom Pedro pela Luz de Deus trazida pelo senhor a esta Casa de Oração, gratidão a todos pelas mãos e corações entrelaçados nesta obra!

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém.

Côn. Bruno Cesar Dias Graciano