CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA REALIZADA EM MONSENHOR PAULO

capaNo dia 03 de dezembro de 2019, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Monsenhor Paulo, foi ministrado pelo Bispo Diocesano, Reverendíssimo Dom Pedro Cunha Cruz, o sacramento da Crisma a 89 adolescentes e jovens de nossa comunidade.

Neste dia, celebramos também o quinto dia da novena em preparação à festa de nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição.

Antes do início da Santa Missa, o administrador paroquial, Reverendíssimo Padre José Honório Arantes Ramos, acolheu todos os presentes, de forma especial os crismandos, pais, padrinhos, os convidados especiais para o dia quinto dia da novena: O movimento das Mães que Oram pelos Filhos, Pastoral Catequética, PasCom, as comunidades Mundo Novo e Santa Luzia e, de forma muito especial, o nosso Pastor Dom Pedro Cunha Cruz.

Dando início a celebração da Santa Missa, Dom Pedro acolheu de forma especial todos os crismandos, convidando-os a ficar de pé e apresentando-os à comunidade, os quais, após um longo período de preparação, estavam ali presentes para receber o sacramento da maturidade cristã.

A liturgia deste dia celebrou a memória de São Francisco Xavier, na sua homília, Dom Pedro, pautado na primeira leitura, nos falou sobre os dons do Espírito Santo e, se reportando aos crismandos, declarou que todos, pelo dom do Espírito derramado neste dia, serão agraciados com pelo menos, um dos dons do Espírito Santo, e que este mesmo Espírito irá animá-los na caminhada de fé. Dom Pedro se recordou do testemunho de um amigo seu, que em visita a um país em que os símbolos cristãos são proibidos, encontrou o testemunho de uma camareira de hotel, a qual trazia escondido consigo um terço. Neste fato, exaltou a presença do Espírito Santo que usa de homens como São Francisco Xavier para fazer chegar a boa nova de Jesus Cristo a todas os povos. Por fim, disse aos crismandos que na Igreja existe trabalho para todos e que estes devem encontrar o seu lugar dentro das diversas pastorais e movimentos.

Após a homilia, Dom Pedro convidou os crismandos a fazerem a renovação das promessas do Batismo e depois, juntamente com o padre José Honório, Dom Pedro fez a oração invocando o Espírito Santo sobre os crismandos e iniciou o rito da Crisma, tudo acompanhado com muito fervor pela comunidade presente.

Ao final da celebração, foi feita a oração da novena à Nossa Senhora da Conceição, incensando solenemente a imagem. O povo neste momento ofereceu carinhosamente flores à sua Padroeira.

A coordenadora da Pastoral Catequética, senhora Lenusa Mariana Mendes Ribeiro, fez uma mensagem aos agora crismados, pais, padrinhos, catequistas e um agradecimento especial a Dom Pedro.

Seguiu-se a despedida de Dom Pedro com a bênção final solene.

Irlene Capezuk Bitencourt, Catequista da Etapa da Crisma.