X Encontro mundial das Famílias com o Papa Francisco

Braso D. Pedro

Queridos irmãos e irmãs, ao celebramos o X encontro mundial do papa com as famílias, cujo tema foi “Amor familiar: vocação e caminho de santidade”, encerramos o Ano da Família Amoris Laetitia. Neste momento ainda muito difícil devido à pandemia e o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, tal encontro suscita uma grande esperança para as famílias e incrementa a renovação da Pastoral Familiar em toda a Igreja. Todas as famílias são chamadas a viver sua vocação no seio da Igreja e do mundo, anunciando o Evangelho da vida e da esperança. A família é um dom precioso de Deus para nós.

Por isso peço a colaboração de todas as famílias da nossa Diocese da Campanha-MG, que assumam o protagonismo na ação evangelizadora das famílias. Como nos pede o Papa Francisco, temos que ter a coragem de anunciar a beleza do matrimônio e da família, preparando os jovens das futuras gerações a acreditarem no matrimônio, não obstante os desafios que a cultura atual nos apresenta.

A família deve ser o espaço onde se celebra o dom essencial da vida. Ela é a fonte primordial de todo bem. Sabemos que a “mudança de época” secularizou por demais o homem, fazendo com que ele deixasse Deus e a questão religiosa de lado. Mas toda tentativa de construir uma sociedade como se Deus não existisse, leva necessariamente ao eclipse da dignidade humana e ao caos dos valores. Afastar Deus do homem não leva a nenhuma consequência, senão ao esquecimento da sua dignidade. “Todos os homens, criados à imagem de Deus, são chamados ao único e mesmo fim, que é o próprio Deus. Esta semelhança manifesta que o homem, a única criatura na terra que Deus quis por si mesma, não pode se encontrar plenamente se não por um dom sincero de si mesmo” (Gaudium et Spes, 24).

Nenhuma família pode estar fechada em si mesma. Ela deve estar aberta ao amor que ultrapassa os seus próprios limites. A família deve sempre criar ambientes propícios para uma educação ao amor, pois o amor de Deus é o sustento de toda família. É deste amor aberto e ativo que se estrutura uma família, que será o coração do mundo e da sociedade. Ela é a célula que forma as pessoas para uma vivência solidária e comum. É uma escola de convivência, de humanidade, de sociabilidade, de percepção concreta da dignidade da pessoa.

Uma família sólida se fundamenta na vivência da fé, no respeito à pessoa, na escuta e no diálogo mútuo. Que possamos nos unir neste bom propósito e nesta importante missão e, assim, trilharmos juntos por este caminho pastoral de anunciar Cristo com coragem e alegria em todas as famílias.

assinatura-dp