Reflexões sobre a realidade antropológica e existencial do sacerdote são destaques no primeiro dia da Assembleia do CONSER

capaTeve início com uma Santa Missa, na manhã desta terça-feira, 30 de maio, a Assembleia do CONSER Leste 2. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente do Regional Leste 2, Dom José Carlos de Souza Campos, e concelebrada pelo bispo de Araçuaí (MG) e vice-presidente, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e pelo bispo nomeado para Divinópolis (MG) e secretário, Dom Geovane Luís da Silva.

Durante a homilia, Dom José Carlos acolheu aos bispos e pediu orações para o Estado de Minas Gerais, os arcebispos e bispos presentes e pelo bom êxito de mais uma assembleia. “Rezemos por nossos irmãos que aqui estão e por aqueles que não puderam comparecer. Em especial, Dom José Carlos Brandão Cabral, bispo de São João da Boa Vista (SP), que está em tratamento pelo câncer”, relatou.

A assembleia, com a participação de arcebispos, bispos e administradores diocesanos de todo o Estado de Minas Gerais, reúne aproximadamente 40 pessoas na Casa de Retiros Santíssima Trindade.

Sessão de trabalho e assessoria

O assessor do evento, Pe. José Rafael Solano Durán, professor da PUCPR – Campus Londrina e professor convidado do Studium Theologicum de Curitiba e da Faculdade Canção Nova, abriu os trabalhos do dia com a exposição “A realidade antropológica e existencial do sacerdote na conjuntura histórica atual”.

Durante o momento, Pe. Rafael Solano expos como a ansiedade na antropologia contemporânea torna a sociedade exausta. “Cuidar de si significa adotar uma atitude de autorresponsabilidade e satisfazer suas necessidades espirituais, físicas e emocionais”, afirmou.

No período da tarde, por volta das 15h, o Pe. Rafael Solano deve apresentar uma formação continuada sobre antropologia e existência, uma análise da realidade com propostas e saídas. A programação segue com o assessor até às 20h.

Fonte: CNBB Leste 2

Sky Bet by bettingy.com