31ª Romaria Diocesana do trabalhador

CapaNo primeiro dia de maio de 2023, as CEBs, as pastorais sociais, sindicatos, partidos políticos, movimentos populares de nossa diocese da Campanha se reuniram em Nepomuceno - MG para celebrar a luta do povo trabalhador.

Em sintonia com a CF 23, com o tema: "Pão para quem tem fome"; e o lema: "Fome de justiça para quem tem pão", nossos romeiros celebraram este relevante evento em três momentos: a oração do ofício das comunidades, a caminhada com três paradas e a Celebração Eucarística.
Sob a luz do Espírito Santo, nossas comunidades rezaram em prece ao Deus da Justiça: "Abre nossos ouvidos para acolher sua Palavra e as nossas mãos para partilhar teus bens".

Na primeira parada da caminhada, à luz da parábola do rico e do pobre Lázaro, refletimos sobre a necessidade de conversão do rico e sobre a exigência de profunda transformação social, a fim de criar uma sociedade onde haja partilha de bens entre todos.

Na segunda parada, à luz da canção “Coração Civil”, refletimos sobre a construção de uma nova sociedade, de justas relações entre homens e mulheres e entre todas as pessoas que buscam alternativas solidárias.

Na terceira parada foram recordados os direitos presentes na constituição federal, e uma linda ciranda se formou com todo o povo dançando e celebrando essa alegria da CEBs na sua missão.

Na Celebração Eucarística, nosso bispo, Dom Pedro acentuou que o resgate da dignidade humana, especialmente dos desempregados, não pode limitar-se à assistência emergencial, mas exige que todos participem na transformação da sociedade e da economia, promovendo uma ordem voltada para o bem comum.

Nossa festa foi ainda mais completa com a presença do Ícone do 15⁰ Intereclesial das CEBs, que vai acontecer em Rondonópolis-MT, em julho desse ano.

Assim encontramos esperança e luz no serviço pelo Reino de Deus.

Paulo Cezar Rosa
Fotos: Pascom - Paróquia São João Nepomuceno