Mosteiro de Maria Mãe do Cristo completa 50 anos de fundação e instalação na Diocese da Campanha

CapaNa Solenidade da Anunciação do Senhor, dia 25, o Mosteiro de Maria Mãe do Cristo completou 50 anos de fundação e instalação na Diocese da Campanha. Em uma celebração na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Caxambu/MG - cidade em que a Abadia pertence - as monjas beneditinas renderam graças pela fidelidade do Senhor.

A Santa Missa jubilar, presidida pelo bispo diocesano da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, foi concelebrada por Dom José Palmero, Dom Cláudio da Silva Corrêa e padres da Diocese da Campanha. Também estavam presentes monges beneditinos do Rio de Janeiro, monjas beneditinas de Belo Horizonte, amigos e benfeitores da Abadia de Maria Mãe do Cristo.

Em sua homilia, Dom Pedro ressaltou que as irmãs beneditinas e as carmelitas são dois oásis para o território diocesano, “não somente para o fortalecimento da nossa vivência batismal, como também no nosso caso, ministerial”.

Dando primazia à Palavra, o bispo conduziu a reflexão sobre o sim de Maria Santíssima, proveniente da vontade de Deus, destacando que a celebração da Anunciação do Senhor é um encorajamento para viver a santidade. “A vocação de todo batizado é a santidade e esta, se pauta na vontade e na palavra”, portanto, Maria é aquela que encoraja todo cristão a dizer sim a Deus.

Concluindo, Dom Pedro agradeceu a presença dos beneditinos na história do mosteiro e relembrou a missão da abadia com as palavras da Madre Abadessa, Anna Maria: “Perguntei à madre, qual a vocação deste mosteiro e a resposta veio escrita: ‘rezar pela Igreja e pelo mundo’’’, contou, afirmando que o que mais o mundo e a Igreja precisam, atualmente, é oração.

Ao final da celebração, Padre Edson Cassiano presenteou as irmãs com a bênção Apostólica do Santo Padre, Papa Francisco, à Madre Abadessa Anna Maria e toda a comunidade beneditina do Mosteiro de Maria Mãe do Cristo, enviada por Padre Jean Poul.

As irmãs ainda receberam, durante todo o dia, o carinho e a gratidão da comunidade que se alegra com a presença vocacionada e amorosa do mosteiro na Igreja particular da Campanha.

Bruna Marinho