ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS, SETOR JUVENTUDE

capaAlguns jovens da Diocese da Campanha se reuniram no último sábado (25) para um encontro destinado àqueles que exercem lideranças. Realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Três Corações, teve como propósito oferecer uma formação aos jovens que coordenam as atividades juvenis nas paróquias, motivando sobretudo para que o Setor Juventude seja uma realidade em todas as nossas paróquias. Com uma razoável participação, seguimos um dia intenso de muita formação, atualização e troca de experiências.

O dia e formação iniciou-se com a Santa Missa (Solenidade da Anunciação do Senhor), presidida pelo assessor diocesano do setor juventude Pe Fábio Fernando e concelebrada por Pe Bento Motta, vigário na paróquia Sagrado Coração de Jesus. No período da manhã, foram dois os momentos formativos: reflexão sobre o documento Setor Juventude Diocesano (CNBB), conduzida pelo Pe Fábio; a segunda reflexão, sobre o Ano Vocacional, ficou por conta de Ir. Clara Rosa, BDP que é integrante da equipe diocesana do Setor Juventude, ela motivou os jovens a trabalhar e refletir sobre as vocações nas diversas realidades que eles experimentam.

Após o almoço, com os ânimos revigorados, os jovens regressaram ao espaço formativo, com bastante animação conduzida pelo ministério de música. No período da tarde, seguiram-se duas reflexões: Ir. Kiko, SC (assessor diocesano da Pastoral da Juventude), recordou/apresentou o Documento 85 da CNBB, a Evangelização da Juventude, que deve ser o livro de cabeceira de todo jovem missionário e sobretudo para aqueles que coordenam ou exercem liderança em algum serviço evangelizador nas nossas comunidades eclesiais. Por fim, o seminarista Guilherme Nogueira, do terceiro ano da Etapa da Configuração, conduziu a reflexão sobre o 5º Plano Diocesano de Pastoral, lembrando a prioridade diocesana e as duas inciativas que os jovens da diocese sugeriram na execução dos trabalhos do Setor Juventude.

Após uma dinâmica de grupo, para avaliação da caminhada do Setor Juventude (na Diocese, Foranias e Paróquias), confiamos nossos trabalhos futuros à Virgem Maria e aos Beatos jovens Carlo Acutis e Isabel Cristina.

Agradecemos a todos que nos ajudaram neste encontro, desde a organização à realização, equipes e participantes.

Sabemos que a missão é grandiosa, e são muitos os desafios, mas é hora de agir. Esperamos que o Setor Juventude seja um testemunho do Evangelho e possibilite o cuidado com a vida dos/as jovens ameaçada de diversas maneiras.

É tempo de missão, bora juventude!

Setor Juventude da Diocese da Campanha