RETIRO QUARESMAL PAROQUIAL EM POUSO ALTO

capaTudo foi pensado e desejado no coração de Deus, da preparação à conclusão. Deus foi chamando a cada um de nós. Chamou por primeiro nosso querido Padre Reginaldo, que sempre se desdobra e se multiplica para que nenhum de nós se descuide do compromisso a que nos propusemos – zelar pela casa do Senhor e da sua criação. Também para que todos fôssemos envolvidos, fortalecendo ainda mais a união da Igreja e “sinodalmente” caminharmos.

Deus é sempre perfeito e certeiro em tudo. A começar pela escolha da Marisa Arbex, da Paróquia Sagrada Família, de Três Corações – pregadora do nosso Retiro. Quanta unção cabe e transborda em uma única pessoa – assim é ela. Do início ao fim, cheia do Espírito Santo, foi nos conduzindo aos nossos desertos. De maneira que nenhum de nós se esquecesse: somos o povo de Deus que caminha no deserto, mas à nossa frente “alguém caminhava”. E nos lembrando sempre do abraço do Pai que aguarda nosso arrependimento, não se preocupando com o tamanho do pecado! Deus nos atrai para Si, pois deseja relacionar-se conosco. Assim, foi pescando a cada um com os dons que seriam postos a serviço, dons os quais Ele mesmo nos deu: músicos, cantores, leitores, pregadores, ornamentadores, cozinheiros... e mais, um montão de gente atenta a tudo – é o povo de Deus, os devotos da Virgem Maria. No deserto nos reencontramos, conosco e com as mais de 400 pessoas que lá estiveram. Nos reencontramos nos familiares, nos amigos, nos vizinhos, nas pessoas mais conhecidas e naquelas que ainda precisamos olhar nos olhos e conhecer. Tudo isso, claro, com o cuidado, precisão e carinho da Marisa.

Eis o milagre da partilha: 5 pães e 2 peixes. Nos fartamos na Mesa da Eucaristia e na Mesa da Palavra (alimento espiritual) para depois passarmos ao alimento físico. Dividimos, compartilhamos e ainda sobrou: o nosso agradecimento a esse Pai tão generoso que, através de tantas pessoas, faz com que o nosso coração esteja cada vez mais desejoso do seu abraço.

Escrito por: Cleonice Monteiro, leiga da Paróquia N. Sra. da Conceição de Pouso Alto/MG