Encontro das Religiosas e dos Religiosos da Diocese com o Revmo. Senhor Bispo Dom Pedro Cunha Cruz

78Queridos Leitores!
Paz e Bem!

No dia 11 de março de 2023, as religiosas e os religiosos estiveram presentes no Mosteiro de Maria Mãe do Cristo, em Caxambu, com o Senhor Bispo Dom Pedro.

O encontro iniciou-se às 8h30, com o café da manhã e acolhida. No segundo momento, na capela do mosteiro, todos participaram da Celebração Eucarística presidida pelo Senhor Bispo e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Após, no mesmo local, Pe. Jean Steferson Pereira, Coordenador Diocesano de Pastoral, conduziu o momento e as religiosas e religiosos apresentaram os membros de suas fraternidades, a missão e o carisma de cada Congregação.

Em seguida, Dom Pedro conduziu o grupo à seguinte reflexão: Qual a identidade, a missão da Vida Consagrada na Igreja? Iniciou o assunto falando sobre a crise vocacional da Vida Religiosa atual, ou seja, a escassez de vocações. Levantou também o questionamento: O que faz uma congregação crescer tanto e outras não? E deixou nosso coração ardendo, dizendo: É preciso ver os sinais dos tempos, mas viver com paixão, amor e doação o presente.

E através do documento Vita Consecrata / João Paulo II-1996, o Bispo sinalizou pontos importantes para nossa vivência como consagradas e consagrados no mundo de hoje.
Na reflexão, Dom Pedro destacou:

❖ O que emana de cada carisma reflete na missão, em meio aos desafios e perseguições, há crescimento.
❖ Vida consagrada como um dom para a Igreja, cada pessoa na sua identidade dentro de um todo.
❖ A presença dos consagrados deve refletir a santidade, ser um raio de luz da “Beleza Divina”, a Congregação dentro da Igreja é o caminho escolhido para a santificação.
❖ O mundo procura pessoas que abençoam, que dão testemunho de Cristo com a vida, obras e palavras, que sejam raios da “Beleza Divina”; que na missão demonstrem a alegria que brota do fato de estarem com o Senhor, pois as pessoas querem ver nos consagrados pessoas configuradas ao Senhor, outro Cristo. Nosso ideal é Cristo, pois “para mim viver é Cristo”. O encontro com Jesus acende em nós a beleza original, visto que “aquilo que pode parecer aos olhos dos homens um desperdício, para a pessoa fascinada no segredo do coração, pela beleza e bondade do Senhor, é uma óbvia resposta de amor, é gratidão e regozijo por ter sido admitida de modo absolutamente especial ao conhecimento do Filho e na partilha da sua missão divina no mundo.” (n°. 104).

Finalizando sua reflexão, Dom Pedro sinalizou para todos que no itinerário da missão é urgente e necessário duas atitudes: Resplandecer o rosto de Cristo em nós e a alegria na vida doada, na nossa consagração.

No último momento do encontro, teve um tempo livre para cada congregação expressar sentimentos, bem como sugestões, propostas e encaminhamentos, e Dom Pedro indicou Irmã Nilça Maria da Silva, da Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, como representante das Religiosas no Conselho Diocesano de Pastoral e CRB Diocesana e Pe. Luiz Fernando, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, como representante dos religiosos no mesmo conselho.

Ao fim, Pe. Jean pontuou que a pastoral diocesana pode ser um canal para aproximar dos jovens, dos vocacionados, agradeceu a todos pela presença e encerrou o encontro com a distribuição das lembrancinhas de Padre Victor e Nhá Chica, seguido por um almoço.

Foi uma manhã abençoada que despertou e confirmou na missão e na consagração de todos que no Reino de Deus é imprescindível: “Corações ardentes, pés a caminho.”
Que todos sintam agraciados por Deus, pela oportunidade de estarem juntos e reacender a alegria da consagração.

Obrigada ao nosso pastor Dom Pedro Cunha Cruz pelo tempo disponibilizado e dedicado às religiosas e religiosos da Diocese, ajudando-os a refletirem e avaliarem a Consagração ao Senhor. Obrigada as Congregações pela alegria do encontro e pelas partilhas das experiências. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, nos mostre a sua face e tenha misericórdia de nós, volva para nós o seu olhar e nos dê a paz.

Irmã Nilça Maria da Silva

Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor