XVIII Seminário Diocesano de Pastoral da Saúde - 2023

capaDia 11 de Março na Comunidade Magnifica, em Três Corações, aconteceu o XVIII Seminário diocesano de Pastoral da Saúde. O tema do encontro foi: “O Chamado vocacional do Agente de Pastoral da Saúde”; e o Lema: ”Eu vim para que todos tenham vida e vida em Abundância”. O palestrante foi o padre camiliano, José Wilson Correia a Silva, diretor do ICAPS, Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde do Brasil. A equipe diocesana esteve presente no seu todo desde a organização até a conclusão.

Marcaram presença várias paróquias da nossa diocese como Boa Esperança, Três Pontas, Três Corações, Cambuquira, Lambari, Jesuânia, Caxambu, Baependi, Cruzília. Algumas paróquias se justificaram por estar comprometidas com outras atividades pastorais e até pelo tempo que não os deixou sair de casa.

A comunidade Obra Nova, de Cruzília, ficou a cargo da animação, oração; e nos cantos da Santa Missa que encerrou nosso encontro com chave de ouro.

A jornada iniciou às 7h30min da manhã com o acolhimento e distribuição dos materiais. Após o café tivemos a oração da manhã presidida pelo Diácono Gilmar. Em seguida, a palestra do Padre José Wilson sobre a vocação, espiritualidade e missão do agente da Pastoral da Saúde. Conseguirmos viver um dia dentro do tema do ano vocacional – Vocação: Graça e Missão, “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33) - em sinodalidade, vivendo também o Ano da Palavra da nossa Diocese. Foi abordado, também, o tema do cuidador ferido e do cuidado do cuidador para que se tenha vida em abundância, saúde emocional e espiritual para que o agente de pastoral se doe totalmente na missão de visitar em todos os sentidos Jesus presente no doente e nos necessitados. Na parte da tarde, após o almoço, foram partilhadas reflexões sobre a vivência concreta da Campanha da Fraternidade nas comunidades locais, com a certeza que se cada um colocar algo de si para aliviar o problema da fome no Brasil, nós podemos mudar esta realidade que é histórica mas, com Jesus e com generosidade tudo pode ser mudado.

A equipe de coordenação agradece todos que colaboraram para o bom êxito do encontro e por todos os que participaram. Vamos continuar a crescer juntos aprendendo com Jesus a partilhar e dar um pouco do nosso e de nós para melhorar as inúmeras fomes que estão ao nosso lado.
Agora com os pés no caminho...

Saúde e Paz!!! Viva Jesus! Viva São Camilo, padroeiro da Pastoral da Saúde

Ir. Francisca Isabel Mendonça