Diocese da Campanha realiza encontro de Comunhão Pastoral

capaNo dia 04 de março de 2023, aconteceu o II Encontro Anual dos Núcleos de Comunhão Pastoral, em Três Corações – MG, no Centro Diocesano de Pastoral. O encontro contou com a presença do nosso bispo diocesano, Dom Pedro, do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Jean Steferson, bem como dos assessores diocesanos e coordenadores das diversas forças vivas de nossa diocese, que formam os quatro núcleos de comunhão pastoral (Palavra, Pão, Caridade, Missão).

A iniciativa desse encontro é fruto dos trabalhos e das reflexões propostos em nosso 5º Plano Diocesano de Pastoral. Com uma participação bastante expressiva, o encontro foi iniciado com uma oração preparada pelas forças vivas que compõem o Núcleo da Palavra, cujo tema central foi a importância da oração no processo de conversão pessoal e comunitária. Em seguida, Dom Pedro tomou a palavra e dirigiu a todos os presentes uma exortação acerca da ação pastoral em nossa Igreja diocesana, reforçando quais devem ser as suas prioridades, e como nós devemos nos esforçar para concretizar os anseios do nosso querido Papa Francisco, como também das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Na mesma linha da fala de nosso bispo, Padre Jean Steferson também aproveitou a oportunidade para animar os assessores e coordenadores diocesanos, indicando quais serão nossos próximos passos a partir da dinâmica do nosso Plano Diocesano de Pastoral. Em seguida, foi encaminhado um trabalho em grupos – por núcleo de comunhão pastoral –, organizado em quatro momentos: 1) reflexão sobre o Estatuto do Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA), conduzida pelo coordenador diocesano de pastoral; 2) encaminhamentos das atividades do núcleo, pelo seu(s) animador(es); 3) utilização do CEDIPA para encontros diocesanos, pela secretária de pastoral; 4) orientações sobre previsão orçamentaria, pela Angélica (Economato).

Ao final dos trabalhos, todos se reuniram para uma breve avaliação do encontro e encaminhamentos finais. Sem dúvida, foi um encontro muito proveitoso e oportuno para reavivar a consciência da pertença e da unidade que deve existir em todas as ações pastorais realizadas em nossa diocese.

Que Nossa Senhora do Carmo, nossa padroeira diocesana, continue intercedendo por nossos trabalhos pastorais e que este Ano da Palavra, que estamos vivendo, renove em nós o desejo de seguir Jesus Cristo e de anunciar a sua Boa Nova a todos quantos nos encontrarmos pelo caminho!

Pe. Leandro Gomes Portugal
Animador do Núcleo da Palavra