5º Encontro de Bispos Eméritos proporciona momento de convivência fraterna entre os participantes

150223-8qkL0SC4Lkh3cPensando em reunir todos os Bispos Eméritos de Minas Gerais para uma troca de experiências e partilhas, iniciou na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, o 5º Encontro Regional de Bispos Eméritos, em Belo Horizonte (MG). A iniciativa é promovida pela Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada do Regional Leste 2 da CNBB.

A assessoria do evento está sendo realizada pelo Pe. Carlos Roberto Loredo, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que propõe reflexões sobre assuntos relevantes para a vida, saúde e missão do Bispo Emérito.

Segundo Dom José Aristeu Vieira, Bispo da Diocese de Luz (MG) e referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, "os eméritos continuam com o dom de serem Pastores e seguem dando a vida pela Igreja, de acordo com o novo contexto em que vivem", afirmou.

Oito Arcebispos e Bispos Eméritos participam do encontro: Dom Aloisio Jorge Pena Vitral (Diocese de Sete Lagoas - MG); Dom Diamantino Prata de Carvalho OFM (Diocese da Campanha - MG); Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues (Arquidiocese de Sorocaba - SP); Dom Geraldo Vieira Gusmão (Porto Nacional - TO); Dom Hugo Maria van Steekelenburg (Diocese de Almenara - MG); Dom Leonardo de Miranda Pereira (Diocese de Paracatu - MG); Dom Marcello Romano (Diocese de Araçuaí - MG) e Dom Odilon Guimaraes Moreira (Diocese Itabira e Coronel Fabriciano - MG). Dom José Aristeu Vieira também acompanha o evento.

A programação conta também com celebrações eucarísticas e deve seguir até sexta-feira, 17 de fevereiro, às 12h.

15 de fevereiro – Quarta-feira
7h15 - Missa com Laudes