Seminário Diocesano da Pastoral da Ecologia Integral

capa“Tudo está interligado”
“Louvado Sejas!”

Aconteceu no dia 05 de fevereiro de 2023, no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações, o Seminário Diocesano da Pastoral da Ecologia Integral, com a presença do Assessor Diocesano Diácono Sandro Araújo, Diácono Donizetti Alves Aguiar - Acompanhante Espiritual -, membros de pastorais e movimentos e o grupo de “Animadores Laudato Sí’:” André Martins, Luiz Carlos e Rosemeire Cougo da Arquidiocese de Pouso Alegre.

A pauta do seminário constou da avaliação da caminhada pastoral e das atividades realizadas durante o ano de 2.022; reflexão, partilha e sugestões para o ano de 2023; estudo e reflexão sobre a Laudato Si’ no contexto da Doutrina Social da Igreja e do Magistério do Papa Francisco; reflexão e partilhas sobre a película “A Carta,” proposta da Pastoral da Ecologia Integral e da aprovação do Calendário Diocesano para o ano de 2.023.

Diácono Sandro Araújo, que conduziu brilhantemente os trabalhos, iniciou a manhã com a Oração Cristã da Criação e um momento de espiritualidade. Em seguida, esclareceu o porquê de um seminário da Pastoral da Ecologia Integral, que de acordo ele, porque pela própria etimologia da palavra, “seminarium, -ii” que nos remete à sementeira, lugar das sementes, o objetivo principal do encontro é que muitas sementes sejam germinadas e produzam frutos nas pastorais e movimentos diocesanos e onde Deus nos plantar cada um.

O tema em debate foi contextualizado com ênfase à DSI desde o primeiro documento papal escrito por Leão XIII, a “Rerum Novarum”, passando pela Evangelii Gaudium até chegar à Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, perpassando pelas questões socioambientais e pastorais.

Fazer parte da Pastoral da Ecologia Integral é um modo de ser, uma linha de vida, uma espiritualidade encarnada, numa perspectiva de conversão pessoal, que a partir da autocompreensão, do autoconhecimento e do sentimento de alteridade, chegar-se-á à conversão comunitária.

No período da tarde, a partir da película “A Carta,” seguiram-se os debates e partilhas, sobretudo sobre o que sentimos e pensamos, sobre nosso modo de vida atual, que mundo queremos e qual a medida da nossa responsabilidade no cuidado com a Casa Comum, entendendo por esse espaço onde vivemos e convivemos e nas pastorais que atuamos.

Como gesto concreto e marco desta sementeira, houve o plantio de uma muda de Ipê-rosa no jardim da entrada do Centro Diocesano de Pastoral.

Foi um dia de intensa e sólida formação, momentos fortes de espiritualidade, além de muitas partilhas em vista do fortalecimento da Pastoral da Ecologia Integral no intuito de articular e incentivar todas as pastorais no desenvolvimento de ações conjuntas nas paróquias numa perspectiva de igreja em saída e sinodal no cuidado com nossa Casa Comum, conforme nos pede o Papa Francisco.

Inspirando-nos nas linhas de orientação e ação elencados no quinto capítulo da Laudado Si’, sobretudo no tocante ao diálogo e perpassando o cerne da conversão ecológica, tais sejam, a educação e a espiritualidade ecológicas, as quais nos convida a Encíclica, Sandro propôs o debate e reflexão a partir da película “A Carta” do Papa Francisco convidando-nos à repensar sobre a importância da perseverança, da articulação e do diálogo com as forças vivas dos movimentos e pastorais da Diocese, sob a ótica de que é na sinodalidade que a Pastoral da Ecologia Integral se encontra e partilha suas esperanças e dificuldades.

O encontro foi encerrado com a oração final, bênção e envio, sendo um momento muito rico de partilha, reflexão, avaliação e planejamento. Que através do nosso Batismo e de nossa vocação, num espírito sinodal, continuemos firmes na edificação do Reino de Deus.

Faz-se importante registrar, ainda, o testemunho de André Martins, do grupo de Animadores Laudato Si’ da Arquidiocese de Pouso Alegre, uma vez que demonstra que a Pastoral da Ecologia Integral da Diocese da Campanha tem cumprido seu importante papel de inspirar, educar, formar e caminhar junto com todos, percorrendo um itinerário sinodal.

“Saímos revigorados a continuar a missão de fazer a Laudato Sí mais conhecida em toda a arquidiocese. Os desafios são grandes, pois a missão não é fácil e esses encontros nos animam a seguir em frente. Precisamos também chegar a mais pessoas. Para a Arquidiocese foi muito importante ter participando com vocês. Como falei, a Diocese da Campanha é uma grande inspiração para nós. Vamos continuar firmes com as graças de Deus.”

Que São Francisco de Assis e Santa Hildegarda nos abençoem e inspirem nossa caminhada mostrando-nos qual a medida da nossa responsabilidade no cuidado com a Casa Comum, onde vivemos, convivemos, somos e atuamos.

Sonia Montuani
Secretaria Pastoral Diocesana da Ecologia Integral