Pastoral Familiar promove Encontro Anual dos Coordenadores Paroquiais

capaA Pastoral Familiar de nossa Diocese realizou, em Campanha, no último dia 28 de janeiro, o Encontro Anual dos Coordenadores Paroquiais. O evento teve como objetivo reunir as lideranças da Pastoral Familiar da Diocese para apresentar as orientações e o planejamento do ano de 2023, bem como possibilitar um espaço de partilha aos agentes da Pastoral.

A abertura do encontro se deu com a Santa Missa, rezada na Catedral Santo Antônio, celebrando a Festa do Aniversário de Dedicação da Catedral. A celebração eucarística foi um momento especial de unidade diocesana, haja vista que também as lideranças da Pastoral Litúrgica da Diocese estavam presentes para um dia de formação. Pastoral Familiar e Pastoral Litúrgica celebraram, no altar do Senhor, nossa vocação à unidade e comunhão como Igreja Particular da Campanha.

Em seguida, a Equipe Diocesana da Pastoral Familiar apresentou aos coordenadores paroquiais uma proposta de revitalização e reanimação das Equipes Paroquiais. Trata-se de uma proposta de celebrações e reuniões de formação para serem realizadas ao longo do ano, visando incrementar as ações da Pastoral, bem como resgatar membros que se afastaram e acolher novos agentes. Também foi partilhado e explicado o planejamento do ano, com as atividades e eventos não só da forania e diocese, mas também do Regional Leste 2 e da Comissão Nacional, para que todos possam caminhar juntos na evangelização das famílias.

No período da tarde, as lideranças da Pastoral Familiar se reuniram por Foranias e puderam partilhar sua caminhada, anseios, desafios e luzes da missão. Os grupos também deveriam fazer suas indicações de temas ou dimensões da Pastoral Familiar, para que a Equipe Diocesana possa auxiliar na formação dos agentes, de acordo com a realidade de cada forania.

Após o plenário, o encontro se encerrou com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção, na confiança de que poderemos viver um ano mais intenso e fervoroso de nossa Pastoral, na retomada mais efetiva de nossas atividades.

Que a Sagrada Família de Nazaré ilumine e fortaleça todas as equipes paroquiais e agentes da Pastoral Familiar, bem como cada uma de nossas famílias!

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva
Assessor Diocesano da Pastoral Familiar