Encontro dos agentes do “Pilar do Pão”
No último sábado, dia 28 de janeiro, reunimos em Campanha os agentes que compõem o agora chamado “núcleo do Pilar do Pão”, para um dia de formação e encaminhamentos pastorais para o ano de 2023.
A partir dos quatro pilares que compõem a Igreja, vista como uma casa e construção, segundo as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), a nossa Ação Pastoral foi reorganizada e também dividida em núcleos de animação: assim, o “Pilar do Pão” compõem-se da Pastoral Litúrgica e todos os seus ministérios e serviços: Ministério Extr. dos Leitores e Salmistas, ministério Extr. da Sagrada Comunhão, Ministério Extr. dos Acólitos e Coroinhas, Ministério Extr. das Exéquias, Ofício do Canto Litúrgico, Ministério da Acolhida e Visitação, a Comissão de Espaço Litúrgico e Bens Culturais e a Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Iniciamos o dia com a celebração da Eucaristia, no dia do aniversário de Dedicação da Catedral Santo Antônio, Igreja Mãe de nossa Diocese, presidida pelo Pe. Daniel Menezes Fernandes; participaram conosco da Eucaristia os casais da Pastoral Familiar, juntamente com seu assessor o Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva, que também tinham encontro nesse dia em Campanha.
As 9h30min. o Pe. Robison Souza Santos, da Diocese de Guaxupé, mestre em Teologia e professor na faculdade Católica de Pouso Alegre, iniciou o encontro com uma abordagem teológica-espiritual do Sacramento da Eucaristia, situando-a na História da Salvação e resgatando o seu sentido e vitalidade para a vida da Igreja, em seguida apresentou os principais elementos da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, sobre a formação litúrgica do povo de Deus, publicada pelo Papa Francisco no dia 29 de junho de 2022, destacando o que Santo Padre considera importante ensinar ao povo sobre a Liturgia da Igreja.
Após o almoço, o Pe. Daniel, articulador do núcleo do “Pilar do Pão”, conduziu um momento muito rico em que os participantes puderam falar das impressões da fala do Pe. Robison e das implicações para a nossa Liturgia. Em seguida, foi distribuído o livreto com o planejamento de todas as frentes que compõem o “Pilar do Pão” e destacadas algumas atividades importantes que requer o empenho de todos sobretudo as várias formações e a Escola de Liturgia que volta esse a acontecer em Campanha, no primeiro sábado de cada mês.
O encontro foi encerrado com uma oração a Virgem Senhora do Carmo, cuja imagem se encontra no altar lateral direito da Catedral, confiando a ela, Padroeira de Nossa Diocese, os nossos trabalhos neste ano de 2023.
Pe. Daniel Menezes Fernandes,
Articulador do Núcleo de Comunhão Pilar do Pão.
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
Clique para abrir!
https://diocesedacampanha.org.br/portal/index.php/raxo-all-mode/35-diocese/2580-encontro-dos-agentes-do-pilar-do-pao#sigProGalleria18e49416dc