Encontro dos agentes do “Pilar do Pão”

WhatsApp Image 2023-01-31 at 13.48.43 3No último sábado, dia 28 de janeiro, reunimos em Campanha os agentes que compõem o agora chamado “núcleo do Pilar do Pão”, para um dia de formação e encaminhamentos pastorais para o ano de 2023.

A partir dos quatro pilares que compõem a Igreja, vista como uma casa e construção, segundo as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), a nossa Ação Pastoral foi reorganizada e também dividida em núcleos de animação: assim, o “Pilar do Pão” compõem-se da Pastoral Litúrgica e todos os seus ministérios e serviços: Ministério Extr. dos Leitores e Salmistas, ministério Extr. da Sagrada Comunhão, Ministério Extr. dos Acólitos e Coroinhas, Ministério Extr. das Exéquias, Ofício do Canto Litúrgico, Ministério da Acolhida e Visitação, a Comissão de Espaço Litúrgico e Bens Culturais e a Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Iniciamos o dia com a celebração da Eucaristia, no dia do aniversário de Dedicação da Catedral Santo Antônio, Igreja Mãe de nossa Diocese, presidida pelo Pe. Daniel Menezes Fernandes; participaram conosco da Eucaristia os casais da Pastoral Familiar, juntamente com seu assessor o Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva, que também tinham encontro nesse dia em Campanha.

As 9h30min. o Pe. Robison Souza Santos, da Diocese de Guaxupé, mestre em Teologia e professor na faculdade Católica de Pouso Alegre, iniciou o encontro com uma abordagem teológica-espiritual do Sacramento da Eucaristia, situando-a na História da Salvação e resgatando o seu sentido e vitalidade para a vida da Igreja, em seguida apresentou os principais elementos da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, sobre a formação litúrgica do povo de Deus, publicada pelo Papa Francisco no dia 29 de junho de 2022, destacando o que Santo Padre considera importante ensinar ao povo sobre a Liturgia da Igreja.

Após o almoço, o Pe. Daniel, articulador do núcleo do “Pilar do Pão”, conduziu um momento muito rico em que os participantes puderam falar das impressões da fala do Pe. Robison e das implicações para a nossa Liturgia. Em seguida, foi distribuído o livreto com o planejamento de todas as frentes que compõem o “Pilar do Pão” e destacadas algumas atividades importantes que requer o empenho de todos sobretudo as várias formações e a Escola de Liturgia que volta esse a acontecer em Campanha, no primeiro sábado de cada mês.

O encontro foi encerrado com uma oração a Virgem Senhora do Carmo, cuja imagem se encontra no altar lateral direito da Catedral, confiando a ela, Padroeira de Nossa Diocese, os nossos trabalhos neste ano de 2023.

Pe. Daniel Menezes Fernandes,
Articulador do Núcleo de Comunhão Pilar do Pão.