Reunião Equipe Diocesana de Animação para o Sínodo

WhatsApp Image 2023-01-17 at 07.16.49“Alarga o espaço da tua tenda”(Is54,2)

Sob a luz deste versículo do profeta Isaías, no dia 17 de dezembro de 2022, no Seminário Diocesano N. Sra. das Dores, em Campanha, a Equipe de Animação do Sínodo se reuniu sob coordenação do Pe. Jean Poul .

Estiveram presentes na reunião nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, nosso coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jean Steferson e, a equipe, num processo sinodal de diálogo, discernimento e oração, refletiu sobre o DEC-Documento para Etapa Continental – para responder às seguintes questões:

1- Quais intuições ecoam, de modo mais intenso, com as experiências e as realidades concretas da Igreja do vosso continente? Quais as experiências vos aparecem novas ou iluminadoras?

2- Quais tensões ou divergências substanciais surgem como particularmente importantes na perspectiva do vosso continente? Consequentemente, quais são as questões ou interrogações, que deveriam ser enfrentadas e tomadas em consideração, nas próximas fases do processo?

3- Olhando para aquilo que emerge das duas perguntas precedentes, quais são as prioridades, os temas recorrentes e os apelos à ação, que podem ser partilhados com outras igrejas locais no mundo e discutidos durante a primeira sessão da Assembleia sinodal em outubro de 2023?

Alguns pontos de convergência entre o “DEC” e a nossa realidade foram ressaltados, a saber:

- A importância da Escuta e do Acolhimento;
- A preocupação com os jovens e os que estão à margem da sociedade;
- O Clericalismo;
- A valorização da mulher, sobretudo nos Conselhos e Coordenações;
- Formação permanente para o clero e leigos, sob uma espiritualidade sinodal;
- Ecumenismo.

Dom Pedro ressaltou a necessidade e urgência de vivermos “Um novo modo de ser Igreja!”. Uma Igreja mais participativa, unida, acolhedora e atual, de forma que a mesma consiga ESCUTAR e FALAR para todos!

Diácono Sérgio Augusto Cunha e Renata Maria Batista Cunha - Equipe Diocesana de Animação para o Sínodo