Ordenação diaconal dos acólitos Rafael Sebastião da Silva e Sandro Araújo

capaAconteceu no dia 19 de Novembro de 2022, às 9h da manhã, na Igreja Matriz dedicada ao primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão a ordenação diaconal dos jovens, Rafael Sebastião da Silva e Sandro Araújo que, depois de mais de oito anos de discernimento, deram seu sim definitivo ao serviço da Igreja, pelo ministério da palavra e da caridade. Escolheram como lema para o serviço diaconal as palavras de Jesus: “Vós sereis os meus amigos, se seguirdes meu preceito” Jo15, 14.

O Acólito Rafael Sebastião da Silva, é filho de Renato Vicente da Silva e Wilma Valéria da Silva. Nasceu no dia 20 de janeiro de 1992 na cidade de Carrancas MG. Foi batizado no mesmo ano, e aos 11 anos, recebeu a Primeira Comunhão na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Em Carrancas viveu até os 18 anos junto com seus pais e suas duas irmãs: Rafaela e Renata.

Com o sonho de crescimento pessoal, mudou-se para Varginha em 2010, onde morou com sua tia Neuza e suas primas Érica e Daniela. Ao cursar Mecânica de automóveis no SENAI, encontrou amigos que o levaram até Deus. Participando de um retiro para jovens, sua vida tomou um novo sentido. Já mais amadurecido, procurou a catequese de adultos da Paróquia de Santana. No dia 07 de dezembro de 2011, foi confirmado na fé por Dom Diamantino Prata de Carvalho, mostrando-se perseverante na igreja, através das missas e dos grupos de oração promovidos pela Renovação Carismática Católica.

Tempos mais tarde, sentiu o chamado de Deus para o sacerdócio. Procurou seu pároco, na época Pe. Alexandre Solaira, e iniciou o acompanhamento vocacional na Diocese da Campanha, depois de ter feito alguns encontros vocacionais com os padres Dehonianos, com os cuidados do Pe. Giovane Inácio.

Tive a alegria de acolhê-lo no Seminário Propedêutico São Pio X, no dia 09 de fevereiro de 2014, junto com oito irmãos de caminhada. Em 2015 iniciou a etapa do discipulado, realizando o curso de Filosofia e realizou seu primeiro estágio pastoral na Paróquia São Sebastião de Cruzília, nos anos de 2015 e 2016. Em 2017 completou o estágio pastoral na Paróquia Cristo Bom Pastor em Elói Mendes.

Concluindo a etapa do discipulado, foi para a Comunidade teológica Senhora do Carmo, em Pouso Alegre, para realizar a etapa da Configuração. Nesse período teológico efetivou um estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Três Corações (2018-2019). Teve por um breve período na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Careaçu (início de 2020, interrompido pela pandemia). Outro breve período foi na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Varginha (fevereiro-julho de 2021). Terminou os estudos teológicos no final de 2021 na Faculdade Católica de Pouso Alegre.

No início de 2022, nosso bispo Dom Pedro, enviou-o para a Paróquia Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, em Varginha, a fim de realizar o estágio pastoral e preparar-se para ordenação diaconal.

O Jovem Rafael é um seu humano de imenso coração, repleto de amor a Jesus e a sua igreja, muito dedicado e esforçado em todas as suas atividades, e ao receber o ministério ordenado oferecerá toda sua vida a serviço do evangelho.

O acólito Sandro Araújo, nasceu aos 08 de novembro de 1995, na cidade de Campos Gerais. Filho de Leonarda Aparecida dos Santos Araújo e Afonso Pereira Araújo. Irmão de Silmara Aparecida Araújo e Sulimar Santos Araújo.

Recebeu o Santo Batismo aos 16 de junho de 1996, pelas mãos do saudoso Mons. Antônio Osório, na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Campos Gerais. Seus padrinhos foram, Márcia e Eliseu. Aos 25 dias de outubro de 2008 fez a Primeira Eucaristia, na Igreja de Nossa Senhora da Cabeça, em Campos Gerais. E, em 13 de novembro de 2010, recebeu a unção com o Santo Crisma, por Dom Diamantino Prata de Carvalho, na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, em Campos Gerais, tendo como madrinha Ana Maria.

O Acólito Sandro, desde pequeno, foi muito atuante em sua paróquia. Além das missas, participava dos encontros do Setor pelo Movimento Mãe Rainha, os encontros das Novenas de Natal e Campanhas da Fraternidade, e da Catequese. Foi coroinha na comunidade Nossa Senhora Aparecida. Atraído por Nossa Senhora ao seguimento do Seu Filho Jesus, foi se apaixonando por Ele e envolvendo cada vez mais nas atividades da comunidade. Ajudou também na Comunidade Nossa Senhora da Cabeça. Por fim ajudou na Igreja Matriz, e de lá nas outras comunidades de sua paróquia. Ainda atuou na Pastoral do Dízimo, na Pastoral da Criança, na Pastoral da Juventude, foi Catequista, e no Ministério dos Acólitos. Em cada missão assumida sentia-se mais próximo de Jesus, e crescia a vontade de se consagrar a Ele integralmente.

Nos anos de 2012 e 2013, cursando o 2º e o 3º ano do Ensino Médio, fez o Acompanhamento Vocacional Diocesano. Ao ser aprovado, ingressou no Seminário Propedêutico São Pio X aos 09 de fevereiro de 2014, quando tive oportunidade de ser seu formador.

No ano seguinte, 2015, ingressou na Comunidade Filosófica do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, onde realizou o Curso de Filosofia, concluído em 2017. Nesse período, foram seus reitores Côn. Sergio, Pe. Carlos Henrique e Pe. Edson Pereira de Oliveira. Nesse período exerceu a missão pastoral nos finais de semana na Paroquia Nossa Senhora das Dores de Boa Esperança, nos anos de 2015 e 2016. E também na Paróquia Santo Antônio de Sant’Ana Galvão ano de 2017.

Em 2018 ingressou na Comunidade Teológica Senhora do Carmo, em Pouso Alegre, e na Faculdade Católica de Pouso Alegre, onde fez o Curso de Teologia. Seus reitores foram Côn. Sergio e Pe. Ivan. Entre os anos de 2018 e 2019, exerceu os trabalhos missionários e pastorais na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, em Natércia. Em 2020 iniciou os trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Três Corações. No mesmo ano, devido a pandemia da Covid 19, voltou para a casa de sua família, onde prosseguiu os estudos de Teologia à distância e pode colaborar nos trabalhos pastorais de sua paróquia de origem e no escritório paroquial.

No ano de 2021 foi enviado para a Paróquia Cristo Bom Pastor, em Elói Mendes, para continuar os estudos teológicos e, de modo mais reduzido, pela situação sanitária, colaborar nos trabalhos pastorais; lá residiu no primeiro semestre. E no segundo semestre do mesmo ano retornou para o seminário para concluir os estudos teológicos, tendo já superado o período mais crítico da pandemia. Assim concluiu a etapa de Configuração.

E, neste ano de 2022, desde 05 de fevereiro, está na Paróquia Nossa Senhora das Graças de Boa Esperança, onde realiza o estágio pastoral em preparação para receber a sagrada ordem.

O Jovem Sandro é uma pessoa tranquila e de muita humildade. Sempre fiel e preocupado em cumprir bem os trabalhos confiados por amor ao Evangelho. Agora ordenado será um excelente servidor de nossa diocese, na construção do Reino de Deus.

A palavra diácono quer dizer servidor. O Diácono é o servidor das mesas, da mesa do pobre através da caridade, da mesa da palavra através da pregação e da mesa eucarística através do serviço ao altar. Portanto ser diácono é colocar-se a serviço. E, através do serviço, mostrar verdadeiramente a pessoa de Jesus. O Cristo que lava os pés de seus discípulos. Aquele que veio para servir e não ser servido.

Pela imposição das mãos, feita desde o tempo dos apóstolos, os diáconos são ordenados para cumprirem eficazmente o seu ministério, por meio de graça sacramental. Fortalecidos com o dom do Espírito Santo, deverão eles ajudar o Bispo e seu presbitério no serviço da Palavra, do altar e da caridade, mostrando-se servos de todos. No dizer de São Policarpo: “Misericordiosos e diligentes, procedam de harmonia com a verdade do Senhor, que se fez servidor de todos”.

Que Deus abençoe profusamente o ministério dos dois novos diáconos, que se colocam a serviço da igreja diocesana da Campanha para o serviço do povo de Deus. Que suas famílias sejam recompensadas pela oferta tão dadivosa ao povo de Deus. Que o serviço de ambos possa frutificar em nossas comunidades e, nas comunidades para as quais foram enviados, possam ver neles o Cristo servidor, que dá a vida pelos seus amigos.

Pe. Edson Pereira de Oliveira
Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Baependi - MG

Fotos: Maria Aparecida A. Enézio

Sky Bet by bettingy.com