Diáconos Permanentes fazem o retiro anual em Três Corações

capaEntre os dias 18 e 20 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações (MG), aconteceu o retiro anual dos diáconos permanentes de nossa diocese. Este momento de recolhimento espiritual teve como tema: “Embalados pela Palavra”, que nos remete ao verdadeiro encontro com a Palavra de Deus, que permeia toda a história do seu Povo, desde a criação do ser humano, no seu itinerário de maturação na fé, no processo progressivo da caminhada no tempo patriarcal, no período tribal, na época dos juízes, na etapa do reinado e profetas, até a revelação plena da Palavra, em Jesus Cristo e a instituição de sua Igreja.

A espiritualidade e mística do encontro, teve como animador Frei Wander de Oliveira Souza ofm, da Diocese de São João Del-Rei e foi assistido pelo Diácono Marcelo Peterle Pereira Dantas, assessor espiritual dos diáconos.

Frei Wander falou para os diáconos sobre a importância das três mesas que compõem seu múnus ministerial: A Mesa da Liturgia, a Mesa da Palavra e a Mesa da Caridade (dos pobres).

Na sexta-feira (18) foi proposto para meditação, o Encontro com Deus, o Encontro consigo mesmo e o repouso, a necessidade de afastar dos afazeres para reencontrar Deus.

No sábado (19) pela manhã, os diáconos ausentaram do Centro Pastoral, para irem até a cidade de Varginha, na missa de ordenação dos diáconos transitórios: Rafael Sebastião da Silva e Sandro Araújo, pela imposição das mãos de nosso Bispo, Dom Pedro Cunha Cruz, na Paróquia Frei Galvão. Na parte da tarde e noite, após retornarem para Três Corações, refletiram sobre o Processo de Encarnação da Palavra, no sentido da construção e maturidade na fé, que ela proporciona na vida de cada um, pois “Deus intervém, mas provoca a continuar a caminho”, instrui para fazer memória da trajetória, assim alimentar a esperança e novamente seguir na caminhada.

Domingo (20) o dia começou com a celebração da Santa Missa, presidida por Frei Wander. Seguindo a programação do dia, propôs-se a atenção a Palavra Encarnada, Jesus, que mudou radicalmente a realidade (visão) de Deus, não mais um Deus distante, que antes estava nas alturas, mas um Deus que veio caminhar conosco, participar da nossa finitude.

A última consideração do conferencista Frei Wander, foi sobre o Corpo Eclesial. Após a Ascenção, pelo envio do Espírito Santo, o “corpo eclesial de Cristo” tornou-se responsável por realizar no mundo a obra da salvação; ressaltou que, “pelo batismo, também nós fomos incorporados ao ‘Corpo Eclesial de Cristo’, permanecendo, portanto, a questão: como estamos exercendo nosso ministério de testemunhas (comunicadores) da Palavra?

Encerrando estes dias de retiro, o coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD), Diácono Marcos Giovani Vilas Boas, agradeceu ao Frei Wander pela disponibilidade de pregar para os diáconos permanentes e pelo serviço à Igreja de Cristo, que proporcionou aos participantes momentos de intensa reflexão e unidade: pela Palavra, pela fraternidade e pela oração.

Diácono Celso Ítalo Martins - Paróquia N. Sra. do Carmo de Campos Gerais